Arenápolis News - arenapolisnews.com.br
Política
Quinta - 21 de Outubro de 2010 às 13:14
Por: Patrícia Sanches

    Imprimir


Numa manobra articulada pelos vereadores ligados ao prefeito Zé do Pátio (PMDB) e supostamente comandada pelo ex-presidente da Câmara e presidente municipal do PR Ananias Filho, a eleição da Mesa Diretora foi antecipada de 20 de dezembro para o próximo dia 3. A decisão contou com o apoio de 10 dos 12 vereadores da Casa, justamente devido a forte articulação feita por Ananias, que teria “traído” o colega de partido Olímpio Alves.

Ocorre que no início de 2009 os seis vereadores do PR: Ananias, Pichione, Olímpio, Mohamed Zaher, João Gomes e Milton Mutum, teriam decidido que nos primeiros dois anos Pichione comandaria e que depois Olímpio assumiria a presidência da Casa. “Infelizmente fizeram isso sem o consentimento de todos. Ananias se juntou com o grupo do prefeito e na última hora fez esse movimento contrariando o partido. Estou magoado e decepcionado”, desabafou Zaher, que é líder do PR na Câmara e garantiu que os 6 vereadores chegaram a assinar um documento haviam acertado que Olímpio seria o novo presidente do Legislativo municipal.

Ainda conforme o republicano, na próxima segunda (25) os parlamentares da sigla se reúnem para discutir a questão. “Não entendo porque essa ganância. Não quero fazer parte da Mesa, mas era o direito do Olímplio”, reagiu o Zaher. Ainda na ótica dele essa “parceria” com o prefeito não é a mais adequada. “Porque fazer uma composição com eles? Se é para fazer uma composição então que eles nos deem umas 3 pastas. Não vão dar”, pontuou.

Ananias, por sua vez, preferiu amenizar a situação. Ele pontuou que havia apenas uma conversa entre os vereadores e que jamais traiu Olímpio. Ele argumenta que 4 dos 6 republicanos estão com ele e que não há motivos para polêmicas. “Estive, inclusive, na casa de Olímpio antes da antecipação da eleição. O grupo quer que eu dispute a presidência, mas ainda não sei”, pontuou. Já sobre sua “parceria” com Pátio, o republicano foi taxativo: “Não tenho esse costume. Tenho sim o costume de agir em favor da cidade de Rondonópolis”.

Ele pontua ainda que a antecipação da eleição da Mesa Diretora ocorreu porque o mês de dezembro ser destinado às discussões relativas ao orçamento da terceira maior cidade do Estado. “Não sou o autor da proposta, mas também assinei porque não vejo polêmica alguma”, ressalta o ex-presidente da Câmara. Pichione também seguiu a mesma linha de Ananias. Disse que em dezembro há muitas discussões por causa do orçamento e a exemplo do colega republicano negou ter assinado qualquer documento de apoio a Olímpio. “O que houve foi apenas uma conversa”, frisou. Além de Rondonópolis, os vereadores de Várzea Grande e de Cuiabá também anteciparam a escolha dos presidentes da Mesa Diretora elegendo João Madureira e Júlio Pinheiro, respectivamente. A mais polêmica foi a de Cuiabá, sendo permeada por muitas denúncias e trocas de acusações – veja aqui.

Na prática, caso PR e PMDB se unam numa Mesa Diretora mista, a tendência é que Zé do Pátio mantenha uma boa relação com a Câmara. O peemedebista chegou a enfrentar dura oposição na Casa devido à eleição municipal de 2008, quando Pátio derrotou o então prefeito republicano Adilton Sachetti.




Fonte: RD News

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://arenapolisnews.com.br/noticia/83191/visualizar/