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Copa do Mundo 2014
Domingo - 24 de Outubro de 2010 às 09:05
Por: Romilson Dourado

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O ex-deputado Carlos Brito, diretor de Infraestrutura da Agecopa, autarquia que cuida das ações macro voltadas aos preparativos da Grande Cuiabá para a Copa do Mundo de 2014, disse, ao ser questionado se não haveria necessidade de outros segmentos entrar nas discussões dos projetos, que a Agência tem competência para gerir todas as propostas, principalmente de intervenções urbanas.

Lembrou, inclusive, que para isso a diretoria, composta de 7 pessoas e com cerca de 80 funcionários, está amparada na Lei Estadual 365, sancionada em setembro do ano passado pelo então governador Blairo Maggi.

A observação de Brito foi feita na última reunião em que participou do Conselho Estadual de Transportes, bem antes da reviravolta e da crise na Agência, que surgiram com o pedido de renúncia do presidente Adilton Sachetti e com a decisão do governador reeleito Silval Barbosa de reavaliar se a Agência deve continuar com essa autonomia absoluta e com plenos poderes.

Há um clima de insegurança sobre a concretização dos projetos da Agecopa, embora alguns projetos estejam em fase avançada. Faltam, porém, os mais importantes: aprovação das propostas de instituições financeiras e a liberação de recursos. Brito explicou que um dos projetos é o plano de mobilidade urbana que vai além do de transporte que já existia desde 1995. Já se previa que, em 10 ou 15 anos seriam necessários os corredores para ônibus de média capacidade para atender a demanda em Cuiabá e Várzea Grande. Enfatiza que o plano agora trata de vários aspectos principalmente na região metropolitana, compreendendo Cuiabá e Várzea Grande, se estendendo a Santo Antonio de Leverger e Cáceres.

O diretor de Infraestrutura afirma que três projetos sobre corredores em Cuiabá para realização da Copa vão ser executados com aval do Dnit. Estão orçados em R$ 360 milhões. Tratam-se das mudanças na avenida Fernando Corrêa da Costa, Miguel Sutil e avenida da FEB. Pondera que a Agecopa está aguardando orientação da Fifa.

   Obras e mobilidade

Presente à reunião, o assessor técnico Rafael Detone elencou as principais obras que serão realizadas na área de mobilidade urbana, entre elas a duplicação da rodovia Mário Andreazza, em Várzea Grande, num trecho de 4 km entre o trevo do Lagarto (nas BRs 070/163) até a avenida Miguel Sutil, em Cuiabá. O corredor batizado de BRT CPA-Aeroporto será uma via exclusiva para transporte coletivo, incluindo terminais e estações de transbordo e adequações viárias.

Segundo o técnico, a construção será ao longo das avenidas Historiador Rubens de Mendonça, Tenente Coronel Duarte, XV de Novembro, FEB, João Ponce de Arruda e Filinto Muller. Esse corredor vai interligar o aeroporto internacional Marechal Rondon em Várzea Grande ao complexo do CPA, na Capital. Consta que a avenida 8 de Abril também será ampliada. A preocupação da Agecopa, segundo Brito, é ligar a arena, o novo estádio Verdão que está sendo construído no mesmo espaço do antigo, na região da Cidade Alta, aos principais pólos dos dois municípios.

Criada há um ano, a Agecopa está na fase de conclusão e, em alguns casos, de execução de projetos. A expectativa é que sejam investidos mais de R$ 6 bilhões em projetos públicos e privados até 2014. Com a saída de Sachetti, a presidência está interinamente sob Yênes Magalhães, que responde também como diretor de Planejamento e Gestão. Os demais diretores são Jefferson Carlos Castro Junior (Orçamento e Finanças), Roberto França (Comunicação e Marketing), Yuri Bastos (Assuntos Estratégicos), Agripino Bonilha filho (Articulação Interinstitucional) e Brito. Em meio à crise na Agência, motivado por brigas entre os diretores, o governador chamou para si a responsabilidade e está avaliando se mantém o mesmo modelo. Alguns artigos da lei serão alterados.
 




Fonte: RDNews

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