Produção regional terá espaço em festival na Mostra Vídeos do Mato
A produção cinematográfica mato-grossense ganha a cena no 17º Festival de Cinema e Vídeo de Cuiabá, que começa nesta segunda-feira (25) na capital. As produções da terra serão projetadas na Mostra Vídeos do Mato, às 17h, nos dias 26, 27, 28 e 29, no Cine Teatro. Na quarta-feira, dia 27, as produções também serão exibidas às 16h, no Misc. Vale destacar que a entrada é gratuita.
O curta-metragem “Colapso Narciso”, de Maurício Falchetti, será exibido na terça-feira (26) às 17h. O enredo fala da vida de universitário comum, com problemas comuns, que vê apenas reflexos dele mesmo, situação que lhe dá conforto e ao mesmo tempo desconhece o conceito de alteridade. Um rapaz de mente pacata e perturbada entra em total colapso ao perceber que o seu reflexo não é exatamente como ele achava ser. Um suspense intimista, a obra tem produção de Giulia Medeiros e traz no elenco Francisco Krauss e Caio Mattoso. Aproximando o público da ficção, o curta permeia entre o suspense intimista e drama.
Na quarta-feira, dia 27, no Misc, “Colapso de Narciso” abre a projeção Vídeos do Mato. Em seguida “A fantástica fábrica da vida”, de Nina Ricci, “Parada 2008”, de Cláudio Dias, “Joaninha, a história de um campeão”, de Luciano Vendrame, “Missão zero”, de Alessandro Godoy, e “A Flauta Sagrada”, de Anna Maria Ribeiro.
Às 17h, “A fantástica fábrica da vida” é o documentário do programa no Cine Teatro. Um curioso ícone do cinema terá de desvendar todas as maravilhas e mistérios da arte através de um baú antigo. Nessa aventura ímpar ele conhecerá um mundo mágico desde o teatro ritualístico até o cinema 3D. Em seguida é a vez de “Parada 2008”, um olhar sobre o preconceito a partir da juventude da periferia da cidade de Cuiabá, do produtor Claudio Dias e direção Coletiva.
O documentário “Joaninha, história de um campeão” é um registro do começo da carreira de um menino de Sinop-MT (500 km de Cuiabá) que sonhava em ser piloto de motocross. Conseguiu realizar o sonho com o apoio da mãe e um talento nato que o levou a ser campeão estadual. A perfeição nos saltos (obstáculos) o levou a ter uma ideia: fazer pequenas exibições ao final de cada corrida.
No vídeo realizado em Sinop, estão registradas histórias do começo da carreira, a evolução nas pistas, o sucesso em vários estados e os projetos da equipe Joaninha Pro Tork Show.
Finalizando Vídeos do Mato, “Missão zero” e “A Flauta Sagrada” são as produções da sexta-feira, dia 29. “Missão zero” é um documentário, cuja realidade de prostitutas, travestis e drogados no posto zero, em Várzea Grande, conduz a narrativa. Já o documentário “A Flauta Sagrada” enfoca uma antiga lenda dos povos Nhambikuara, existente na região dos Parecis. As informações são da assessoria.
Mais detalhes da programação no www.cinemaevideocuiaba.org
Comentários