Pela 1ª vez Funai nomeia cacique para conduzir posto no Araguaia
Cipassé Xavante, cacique da aldeia Wederã da Terra Indígena Pimentel Barbosa, responde agora como coordenador-técnico da Funai em Água Boa, um dos municípios do Araguaia. O fato é inedito. Trata-se da primeira nomeação de um líder da nação Xavante para um cargo comissionado.
Na prática, Cipassé será a voz do governo federal nas ações administrativas na região. Ele teve o nome aprovado para o posto após enviar currículo à Fundação Nacional do Índio em Brasília. Enquanto Cipassé passa a coordenar a Funai, o professor Eurico o substitui como cacique da aldeia. A Pimentel Barbosa é composta por 9 aldeias, que reúnem 3 mil índios. Já a terra indígena Areões congrega 25 aldeias com outros 3 mil xavantes.
Cipassé trabalha com entidades não-governamentais há 23 anos e fez até viagens ao exterior. Ele adiantou que, agora como coordenador do órgão em Água Boa, vai buscar o diálogo com todos os caciques das aldeias para apresentar um diagnóstico sobre as necessidades e demanda das comunidades. “Vamos visitar todas as aldeias para ver de perto os problemas de cada uma”, enfatiza Cipassé Xavante. (Colaborou Inácio Roberto, de Água Boa)
Comentários