Arenápolis News - arenapolisnews.com.br
Nacional
Domingo - 22 de Setembro de 2013 às 18:57

    Imprimir


Breno da Matta/Divulgação)
Minicoleções de vestidos são rotativas e lançadas a cada mês
Minicoleções de vestidos são rotativas e lançadas a cada mês
 Se para muitas pessoas seguir as tendências é estar na moda, duas amigas apostaram no caminho inverso e criaram um blog de produção de roupas retrô, promovendo interação entre pessoas de vários lugares do país que curtem o estilo. A designer de moda Rafaella Biasi Callegari, de 31 anos, e a estudante Mariane Oliveira, de 22, se conheceram em Uberlândia e a amizade tornou viável o projeto de produzir peças exclusivas artesanalmente, desde a concepção até o produto final. O sonho virou realidade e as empreendedoras, em apenas quatro meses, já têm criações cruzando as fronteiras de Minas Gerais. (Confira na galeria de fotos abaixo)

São em média três encomendas por semana feitas em MG e também Santa Catarina, São Paulo e Brasília. Apesar das coleções e estampas disponibilizadas no blog, a cada semana elas também recebem algum pedido diferente e apostam no desafio. A partir disso, nomearam o blog de "Feito Pra Mim". “Todo o processo é um diálogo entre nós duas e nossas próprias referências. Colocamos tudo em pauta ao definir a coleção. Eu defino a forma final com os desenhos, nós duas modelamos e a Mariane fica responsável pela confecção dos vestidos”, disse Rafaella. 
 
As minicoleções são rotativas e foram disponibilizados apenas vestidos, que são considerados ícones de feminilidade pelas modistas. Cerca de quatro a seis modelos ficam disponíveis para encomenda somente no mês em que a coleção é lançada. Os valores variam de R$ 95 a R$ 120 por cada peça.
Empreender buscando o consumo consciente
 
Quando a designer apresentou a proposta para a amiga, Mariane não hesitou em aceitar o desafio, já que poderia ganhar dinheiro fazendo algo que para ela é hobby. “Nunca imaginei que eu estaria trabalhando com a moda que eu sempre gostei. Já tinha pensado na possibilidade de ganhar uma graninha com costura, mas uma graninha mesmo, no diminutivo [risos]. Inclusive fiquei por um bom tempo só fazendo consertos pequenos, mas o blog, com certeza, é uma oportunidade de crescimento”, comentou a jovem costureira.
 
Segundo as empresárias, para costurar a moda antiga é importante buscar inspirações em situações nostálgicas. Seja em uma foto de casamento das avós ou observando figurinos de Hollywood na década de 50 e ficar atenta aos seriados atuais que apresentam figurinos retrô.
 
A ideia de participar de todo o processo de criação trouxe para as duas mineiras a tradicional experiência de costurar em casa. Mariane, por exemplo, produz suas próprias roupas há quatro anos. Do outro lado, a uberlandense Rafaella sempre gostou de comprar os tecidos e levar para a costureira da família.
Segundo elas, é a sensação de nostalgia e consumo consciente que o blog busca resgatar. “Acreditamos no consumo consciente em primeiro lugar. Entendemos que a moda genuína está aí pra todo mundo e o "Feito pra Mim" surge com a proposta de que podemos escolher o que consumir e fazer parte da própria construção do nosso estilo, que podemos criar algo único. Que existe vida após tendência, existe o estilo acima de tudo”, defende Rafaella Biasi.
 
Fugir à regra é uma boa concepção do que a dupla criativa tenta fazer que, com romantismo e carinho, transforma cada viés e botão em algo que pode surpreender as clientes. E foi assim que a instrumentadora cirúrgica Flávia Eloá Ignácio, de 30 anos, foi conquistada pelos modelos.
 
Da cidade de Jaraguá do Sul, em Santa Catarina, ela fez o primeiro pedido no blog e já está escolhendo o segundo modelo. Ela é uma das clientes que aprovou a proposta e disse que só tem a desejar sorte às novas empresárias. “Conheci o blog por meio de uma amiga, que me mostrou as peças maravilhosas. Sou uma grande admiradora da moda retrô, que é romântica e feminina. Acho que a ideia de criar o blog e mostrar ao mundo esses vestidos sempre foi um sonho das meninas e esse encontro é coisa divina, me sinto orgulhosa delas”, ressaltou Flávia





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://arenapolisnews.com.br/noticia/8268/visualizar/