Arenápolis News - arenapolisnews.com.br
Política
Quarta - 27 de Outubro de 2010 às 09:59
Por: Sissy Cambuim

    Imprimir


Após remanejamentos, Galindo promete aproveitar demitidos
Sissy Cambuim
   O prefeito de Cuiabá, Chico Galindo (PTB), que anunciou uma série de mudanças no primeiro escalão da administração municipal nesta terça (26), prometeu reaproveitar alguns dos secretários demitidos até o final de sua gestão. Apesar das mudanças incluírem mais trocas de pastas do que de novos nomes, o chefe do Executivo ressaltou que as substituições são técnicas e que os titulares empossados têm potencial para assumir outras funções na prefeitura. “Vou aproveitar muitos dos secretários que estão saindo”, afirmou.

Galindo faz nove alterações em seu staff

   A exemplo disso, ele cita o ex-secretário municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano, Archimedes Pereira Lima. “Ele é um craque em meio ambiente, quero trazê-lo para alguma função aqui no Alencastro”, explicou. Galindo ainda garantiu que a ex-diretora do Instituto de Planejamento e Desenvolvimento Urbano (IPDU), Adriana Bussiki, tem as portas abertas. “Nós não chegamos a conversar, mas se ela disser que quer voltar, o lugar é dela”, disse. Atualmente o órgão está sob o comando de seu braço direito, Silvio Fidelis, que chegou a ser cotado para assumir a pasta de Assistência Social e Desenvolvimento Humano (Smasdh), mas acabou sendo oficilizado no instituto.

   Se, por um lado, ele pretende aproveitar os ex-integrantes do primeiro escalão, a situação não deve se aplicar àqueles que atuavam em outros cargos comissionados e funcionários contratados, onde o corte atingiu 500 servidores e deve chegar a mil até o final deste ano. Nestes casos, as vagas serão mantidas em aberto.

   Ao promover uma reforma administrativa que, segundo Galindo, deve marcar o início de uma gestão mais austera, ele destaca que o remanejamento foi baseado em critérios absolutamente técnicos. “As escolhas foram pessoais. Não levei em consideração a política na tomada dessas decisões”, explica. O chefe do Executivo não esconde que poderá haver pressões políticas até o final de seu mandato, mas que conversou antecipadamente com os principais partidos de sua base e todos respeitaram seu modelo de administração. "Neste momento, conversei com amigos e não representantes partidários. Ouvi Wilson Santos (PSDB) porque temos uma relação pessoal, mas não tivemos imposições partidárias", pontuou.

   De acordo com ele, a única exceção foi a escolha do ex-vereador Dilemário Alencar (PRTB) para assumir a secretaria municipal de Trabalho e Desenvolvimento Econômico (SMTDE). “Dilemário tem uma história de serviços prestados ao partido e sua atuação política será fundamental à frente da pasta”, considerou. Na secretaria que enfrenta uma das maiores crises da administração municipal, a de Infraestrutura, setor responsável por gerenciar a coleta do lixo na Capital, foi empossado o vereador licenciado Paulo Borges (PSDB), que atuava como líder do executivo na Câmara. Ele foi um dos primeiros nomes do novo staff.

-----------------------------------------
"Dilemário tem uma história de serviços
prestados ao partido e sua atuação política
será fundamental na pasta"
---------------------------------------

   Outro setor polêmico é o do abastecimento de água aos moradores. "A população não aguenta mais a falta de água e eu, como gestor, também não", desabafou o prefeito. Diante da situação complicada, Galindo destitui o presidente da Sanecap, Carlos Roberto da Costa, o Nezinho, que deverá assumir uma diretoria ligada ao gabinete do prefeito para tratar de assuntos relacionados à Copa de 2014. Em seu lugar, foi empossado o ex-secretário de Esporte e Cidadania, Antonio Carlos Ventura. Conforme o chefe do Executivo, o novo presidente terá carta branca para comandar a companhia, incluindo possíveis reformulações na diretoria e corpo técnico.

   O prefeito ainda deu destaque para a posse de técnicos como a médica veterinária Carla Regina Lavratti, que assumiu a pasta de Planejamento, Orçamento e Gestão, e Lécio Nogueira, que será empossado na próxima segunda, 1º de novembro, na secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano (Smades). Auditor formado em Ciências Contábeis, ele atuava em uma das unidades do grupo Iuni, que comanda a Unic, no Amapá. “Fizemos essa mudança para que a secretaria seja bem administrativa, preparada para atender as demandas da população”, defendeu Galindo.

   Um dos principais cargos do primeiro escalão, o de titular da secretaria de Governo, a qual o prefeito chamou de “Casa Civil do município”, passa a ter o comando de Lamartine Godoy, que além da atuação na universidade do irmão do prefeito, deixou a pasta de Planejamento para ter uma atuação mais política na administração municipal. "Nesta secretaria, coloquei o maior gestor que eu tenho", ressaltou. Para Galindo, o atual secretário deverá ser o principal elo com a Câmara e articulador dos projetos do Executivo.





Fonte: RD News

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://arenapolisnews.com.br/noticia/82666/visualizar/