Arenápolis News - arenapolisnews.com.br
Saúde
Quarta - 27 de Outubro de 2010 às 18:26

    Imprimir


A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) determinou a interdição do lote número 18 do produto quitosana, vendido com o nome Affinato, na terça-feira (26), por suspeita de conter sibutramina em sua composição. Classificada como psicotrópico anorexígeno, a substância é um emagrecedor vendido com receita controlada e não pode ser usado em alimentos.

A quitosana é uma fibra derivada de crustáceos, que auxilia na perda de peso e no controle do colesterol alto. É fabricada pela empresa Sinérgika Indústria de Alimentos Ltda.

O usuário que adquiriu o produto do lote interditado deve interromper o uso e, em caso de dúvidas, entrar em contato com o serviço de atendimento ao consumidor do fabricante.

A interdição é válida por 90 dias após a divulgação no "Diário Oficial".

No dia 12 de setembro, a agência já havia interditado a empresa pelo mesmo motivo.

Segundo especialistas reunidos no Congresso Brasileiro de Endocrinologia e Metabologia, que aconteceu no início de setembro em Gramado (RS), um em cada cinco suplementos alimentares vendidos no país estão contaminados com substâncias proibidas nesse tipo de produto, como hormônios e emagrecedores.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://arenapolisnews.com.br/noticia/82628/visualizar/