Prefeito é afastado por 90 dias
O prefeito de Novo Santo Antônio (distante 1.063 km de Cuiabá) Valdemir Antônio da Silva (PMDB) foi afastado do cargo por 90 dias e teve seus bens bloqueados no valor R$ 96,7 mil por atos de improbidade administrativa, depois que o Ministério Público Estadual (MPE) obteve 3 liminares em ações civis públicas. As decisões foram proferidas pelo juiz Marco Antônio Canavarros dos Santos com objetivo de evitar que o gestor influencie as testemunhas, extravie documentos, usando irregularmente sua função para manipular o processo.
Na primeira ação movida pelo MPE, o chefe do Executivo municipal é acusado de contratar irregularmente a locação de veículo ao município, entre os meses de janeiro a outubro de 2009, no valor de R$ 72 mil. As outras duas ações refere-se a pagamentos de empenho em nome de cinco moradores da cidade, entre eles, dois policiais militares.
Conforme a promotora de Justiça Maria Coeli Pessoa de Lima, de São Félix do Araguaia, que acompanha as investigações, o prefeito utilizou dados de servidores, com CPFs de outras pessoas, para se beneficiar de dinheiro público como pagamentos de diárias em vindas a eventos na Capital e encontros de secretários. “O suposto beneficiário é um mero servidor auxiliar de almoxarifado e nunca ocupou cargo de secretário municipal de nenhuma pasta", afirma a promotora.
Comentários