Arenápolis News - arenapolisnews.com.br
Política
Sábado - 30 de Outubro de 2010 às 15:33
Por: Laura Nabuco

    Imprimir


Para agilizar a apuração dos votos e evitar transtornos na realização do 2º turno neste domingo (31), o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e o TRE modificaram medidas que haviam sido adotadas durante o primeiro turno. As mudanças são destinadas principalmente aos locais de difícil acesso e às seções eleitorais instaladas em aldeias indígenas. A primeira foi a realização de testes nos kites de transmissão via satélite, que passaram por diversas simulações ao longo das quatro semanas para que não hajam problemas no dia da apuração. Ocorre que no último dia 3, alguns kites tiveram falhas, prejudicando a contagem dos votos.

O uso dos helicópteros, que levam as urnas para as cidades mais distantes também será diferente. Desta vez, eles permanecerão no local até o término da votação. A intenção é evitar situações enfrentadas durante o primeiro turno como o ocorrido com alguns servidores da Justiça Eleitoral que tiveram que se deslocar das seções até a cidade mais próxima porque não conseguiam concluir o envio dos dados. Como não puderam usar o aeroporto, a viagem foi feita de carro, o que contribuiu para o atraso na apuração. Desta vez, se necessário as urnas voltarão de helicóptero, acelerando a coleta dos dados.

Nas aldeias indígenas é provável que a eleição seja encerradas antes das 17 horas, como é previsto para o restante do Brasil.  Ocorre que o número de eleitores desses locais é reduzido, por isso, assim que todos tiverem votado, independente do horário, as urnas já serão encaminhadas para seus respectivos cartórios eleitorais para que a apuração ocorra. Como os índios costumam votar pela manhã é possível até às 15 horas a contagem desses votos já seja iniciada. Com a mudança devem ser evitados casos como o da urna da aldeia indígena Mehinako, em Gaúcha do Norte (a 715 km de Cuiabá), que apresentou problemas e adiou para o dia seguinte o término da apuração do primeiro turno.

Apesar do TRE não ter se posicionado a respeito de um horário para o término da apuração, a tendência é que o resultado da preferência dos mato-grossenses seja conhecido por volta das 21 horas. A agilidade pode ser atribuída também ao fato de que neste domingo os cerca de 2 milhões de eleitores do Estado terão que escolher apenas quem ocupará o cargo de presidente da República. Disputam a sucessão de Lula, Dilma Rousseff (PT) e José Serra (PSDB).

 





Fonte: RD News

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://arenapolisnews.com.br/noticia/82420/visualizar/