Arenápolis News - arenapolisnews.com.br
Eleições Brasil 2012
Domingo - 31 de Outubro de 2010 às 11:49
Por: Sissy Cambuim

    Imprimir


Sissy Cambuim
Feriado prolongado e chuva causam ausência de eleitores neste domingo de manhã
Feriado prolongado e chuva causam ausência de eleitores neste domingo de manhã

A expectativa de aumento do índice de abstenção de votação neste segundo turno parece se confirmar nas sessões onde os eleitores quase não encontram filas para votar. Em Mato Grosso, os cidadãos voltam às urnas somente para a escolha do candidato à Presidência da República, já que a disputa para o Palácio Paiaguás foi definida do primeiro turno, o que, segundo a observação do senador Jayme Campos (DEM), contribui ainda mais para a falta de interesse do eleitor em comparecer às urnas neste feriado prolongado.

A queda no movimento foi constatada por Flávio Lopes Fontoura, presidente da sessão 268 da 39ª Zona Eleitoral de Cuiabá, na escola Machado Neves, no bairro Cidade Alta. De acordo com ele, no primeiro turno, durante a manhã a aglomeração foi maior. “Acredito que vai ter muita abstenção”, comenta. No entanto, em sua sessão, já compareceram 85, dos 264 eleitores. Além de muitos terem aproveitado o feriado pra viajar, o que contribui para a diminuição das filas é o fato da votação ser mais rápida, já que, em 3 de outubro, os eleitores tinham que escolher seis candidatos para os cargos eletivos: governador, dois senadores, deputado estadual e federal, além de presidente.

Mesmo com a oportunidade de aproveitar a data para viajar, tem gente que não abre mão de exercer o direito à cidadania, como a jovem Josyelle Cristina, de 25 anos. Para ela, nem o feriado, nem a chuva que caía pela manhã, desanimaram. “Tem que votar, vale a pena vir aqui”. Inclusive aqueles eleitores que não têm mais obrigação eleitoral fizeram questão de marcar presença, como Geraldo dos Santos, 72 anos. “Eu voto porque sou brasileiro”, afirmou contundente.

Enquanto muitos se valem da ocasião para faltar ao compromisso, a eleitora Juraci Passaroti, 65 anos, prefere superar os problemas para ajudar a escolher o próximo presidente do país. Com dificuldades para se locomover, ela chegou à sua sessão por volta das 10h da manhã com a ajuda de um andador. “Nunca deixei de votar desde que tirei meu título e enquanto eu puder andar, vou exercer o meu direito”, declarou.
 





Fonte: RD News

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://arenapolisnews.com.br/noticia/82370/visualizar/