Partidos serão multados por sujar ruas em Rondônia
Os partidos e coligações dos candidatos a governador Confúcio Moura (PMDB) e João Cahulla (PPS) serão multados em R$ 5.000, cada um, devido ao derrame de santinhos nas ruas de Porto Velho (RO), afirmou neste domingo o procurador da República Ercias Rodrigues.
Após o primeiro turno, o procurador entrou com ação na Justiça Estadual para que os partidos fossem multados se lançassem os santinhos nas calçadas e ruas dos locais de votação, como ocorreu na votação de 3 de outubro.
A Folha viu espalhados pelo chão inúmeros santinhos de Confúcio, que, segundo pesquisa do Ibope divulgada ontem, deve vencer as eleições com 58% dos votos válidos.
Rodrigues afirmou que também foi encontrada nas ruas propaganda eleitoral do governador Cahulla, candidato à reeleição.
Além dos partidos e coligações, a prefeitura de Porto Velho e o governo do Estado serão multados por não ter impedido a sujeira, disse Rodrigues.
Os procuradores da República veem, como principal problema dos santinhos, a poluição ao meio ambiente. Porto Velho é uma cidade da Amazônia cortada pelo rio Madeira.
OUTRO LADO
A assessoria de Confúcio afirmou que não partiu da coligação nenhuma ordem para jogar santinhos em locais próximos aos de votação.
Já a assessoria de Cahulla nega ter lançado propaganda nas ruas hoje.
VOTAÇÃO
Cahulla e Confúcio votaram no interior do Estado. O peemedebista está em Ariquemes (159 km de Porto Velho) onde vai aguardar o resultado da eleição.
O governador foi a Rolim de Moura (397 km da capital). Ele volta à noite e fala com a imprensa às 21h.
Comentários