Arenápolis News - arenapolisnews.com.br
Economia
Segunda - 01 de Novembro de 2010 às 11:09

    Imprimir


A MT Fomento é uma instituição financeira que focaliza suas ações na geração de emprego e renda. Para atingir essa meta, leva informações às pessoas de diferentes áreas de atuação e que dependem de uma oportunidade para expandir seu negócio. Há alguns meses, em parceria com o Instituto de Pesquisa, Desenvolvimento e Educação – IPDE, uma Organização Não Governamental, executora dos Projetos PLANSEQ – Plano Setorial de Qualificação Afrodescendentes, do Ministério do Trabalho e Emprego, vem realizando palestras sobre as linhas de créditos da Agência para negros em diversos bairros de Cuiabá. O trabalho resultou em 42 turmas que receberam certificado durante Formatura no Cenarium Rural no dia 27.10. Outras 22 turmas já estão aguardando para serem capacitadas.

As palestras consistem em desmistificar os trâmites para ter acesso às linhas de crédito da agência, que beneficia diferentes segmentos com o Microcrédito. Trata-se de recursos liberados a juros mais acessíveis (bem abaixo dos praticados no mercado), carência para pagamento. Os valores pleiteados dependem da viabilidade do empreendimento e das condições de pagamento.

Mas desde que foi instituída há seis anos, a linha de financiamento do Microcrédito já mudou a vida de muita gente (mais de 2 mil contratos) em Mato Grosso, como das mulheres que integram o Projeto Casulo Mulher, no município de Reserva do Cabaçal, dos mototaxistas de Rondonópolis que puderam renovar a frota para melhor atender a população e tantos outros casos de sucesso.

“Minha vida mudou muito, melhorou a renda, aumentou a produção. Antes possuía uma máquina doméstica com capacidade para confeccionar 20 peças por dia. Hoje tenho três máquinas de costura e acabei de adquirir uma de estampar camiseta e fabrico cerca de 80 peças por dia. Vendo em feira livre, para algumas lojas, revendo para feirantes, enfim, se tivesse que voltar no tempo faria tudo de novo”, avaliou Ana Benedita dos Santos, primeira beneficiada com o Microcrédito, em outubro de 2004. Atualmente ela está pagando o quarto financiamento. Na época ela pegou R$ 1.000,00 para comprar máquina de costura.

Afrodescendentes

No caso dos afrodescendentes, foram 1.200 pessoas que adquiriram conhecimentos e poderão não apenas sonhar mas tornar possível um projeto.

Trata-se de moradores acima de 14 anos que residem nos bairros: Osmar Cabral, Pedra 90, Pascoal Ramos, Residencial Coxipó e Presidente II, São Gonçalo, Parque Cuiabá, Tijucal, Porto, Planalto, entre outros. As palestras da MT Fomento aconteceram no período de 05 a 26 de outubro a noite de acordo com programação estabelecida pelo Instituto sob a Coordenação Pedagógica de Farme Santana Silva.

A demanda superou a expectativa e 22 turmas aguardam a qualificação. A programação está sendo estudada.

 
 






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://arenapolisnews.com.br/noticia/82266/visualizar/