Arenápolis News - arenapolisnews.com.br
Meio Ambiente
Segunda - 01 de Novembro de 2010 às 11:25

    Imprimir


O período de defeso da piracema inicia em Mato Grosso começou nesta segunda-feira (01) nos rios das Bacias Hidrográficas do Amazonas e do Araguaia/Tocantins e no dia 5 de novembro, nos rios da Bacia Hidrográfica do Paraguai, e se estende até o dia 28 de fevereiro de 2011.

O Plano, apresentado pelos superintendentes de Fiscalização, ten-cel PM Paulo Ferreira Serbija; de Educação Ambiental, Vânia Márcia Montalvão Guedes Cesar e pela coordenadora de Fauna e Recursos Pesqueiros, Neuza Arenhart, prevê ações de educação ambiental, monitoramento e fiscalização.

Durante todo o período, além das fiscalizações de rotina, serão realizadas várias fiscalizações conjuntas, pela Superintendência de Fiscalização e unidades regionais (11 no total) nos rios, estradas e estoques.

A superintendente de Educação Ambiental falou sobre o trabalho de sensibilização e da atuação junto com as fiscalizações. "Além do lançamento da campanha, que será simultânea em Cuiabá e nas unidades regionais da Sema, estamos trabalhando nas comunidades onde se observa a maior pressão de pesca depredatória, a exemplo do que aconteceu no ano passado com a comunidade do Vale Verde". Este ano, o trabalho será desenvolvido na comunidade do Praeirinho.

Monitoramento

A piracema é um processo natural que ocorre em ciclos anuais e consiste na migração das espécies reofílicas rumo à cabeceira dos rios, buscando alimentos e condições adequadas para o desenvolvimento, principalmente das larvas e dos ovos. A desova pode ocorrer ao longo do trecho do rio e não necessariamente nas cabeceiras, dependendo das condições naturais locais - alto nível de água do rio e águas oxigenadas e turvas que atendem à necessidade de desenvolvimento e proteção (amparo) contra a predação.

Com a publicação da Resolução do Consema, no período de defeso da piracema - dia 01 de novembro, nos rios das Bacias Hidrográficas do Amazonas e do Araguaia/Tocantins e no dia 05 de novembro, nos rios da Bacia Hidrográfica do Paraguai até o dia 28 de fevereiro de 2011 - só será permitida a pesca de subsistência, desembarcada.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://arenapolisnews.com.br/noticia/82264/visualizar/