Vendas de Natal requer equipes de temporários e efetivos afinadas
O Natal de 2010 deverá superar as expectativas quando o assunto é vendas. A menos de dois meses para a data comemorativa, o comércio varejista mato-grossense já se movimenta para otimizar as vendas. O IPEA (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada), com base em diversos dados pesquisados, aponta indicativos de elevação do consumo e, portanto da demanda para atender ao período de festas de final de ano.
A maior oferta de crédito, que deverá ocorrer juntamente com o décimo terceiro salário, deverá impulsionar talvez o melhor natal dos últimos tempos na opinião de analistas e economistas. Somente o décimo terceiro deverá colocar no mercado algo em trono de R$ 88,3 bilhões de reais que irão aquecer ainda mais o consumo.
O presidente e consultor do Grupo Friedman no Brasil, Fernando Lucena, orienta que o empresário precisa estar atento a diferenciação para aumentar suas vendas e otimizar o período do Natal. ”A qualificação é uma das ferramentas chaves neste processo, ter uma equipe de temporários afinada com os efetivos”, explica Lucena, que estará em Cuiabá, no próximo dia 04 de novembro, para ministrar a palestra Show de Natal, no Auditório Senai. O evento conta com apoio da CDL.
Para Lucena, o Natal é a melhor data comemorativa para o comércio varejista, o que significa pico de vendas. “ A injeção de recursos via décimo terceiro salário representa mais dinheiro circulando”, pontua. Um dos indicadores que podem confirmar esta previsão de um final de ano bom para o comércio e a indústria são as consultas ao serviço de proteção ao crédito, termômetro do movimento de vendas a prazo, que em agosto teve um crescimento de 10,3% comparado com o mesmo mês do ano passado.
O especialista indica que diante de tanta concorrência, o empresário deve optar por trabalhar melhor os recursos humanos. “É no relacionamento que se poderá estabelecer melhores resultados”.
Renomada autoridade em consultoria para o varejo, Lucena é conhecido por seu estilo bem-humorado, e bastante objetivo, trazendo em seu discurso doses maciças de realidade, com valiosas informações e dicas de comprovada aplicação prática.Treinado na matriz do The Friedman Group nos Estados Unidos, pós-graduado em Administração de Empresas pelo IBMEC e com especialização em Varejo pelo Instituto Coppead - UFRJ, construiu sólida carreira no varejo brasileiro.
A palestra tem por objetivo preparar o quadro efetivo e temporário das equipes de loja. “Na palestra, as equipes de vendas conhecerão conceitos e técnicas para proporcionar um atendimento ágil e de qualidade aos clientes. Além disso, receberão uma dose extra de motivação para gerar resultados superiores, garantindo um show de Natal, tanto para os clientes como para a loja”,explica Lucena.
Contratações
O bom momento da economia deve repercutir também na contratação de trabalhadores temporários, revela a Associação Brasileira das Empresas de Serviços Terceirizáveis e de Trabalho Temporário (Asserttem). Boa notícia para os brasileiros que buscam oportunidades de trabalho. Até o Natal deste ano deverão ser abertas 139 mil vagas de emprego temporário no comércio e na indústria. Isto mostra um aumento de 11% ante o mesmo período de 2009.
Cerca de 30% das vagas serão oferecidas na indústria e 70% no comércio. As pessoas que procuram uma oportunidade é bom procurar as agências do trabalhador, pois as vagas já estão sendo abertas.
Comentários