Empregos temporários são ótimas opções de inserção no mercado
A um mês e meio do Natal, o movimento do comércio já está acelerado. Diante do momento promissor, muitas empresas ampliam o horário de atendimento e iniciam uma época de contratações para suprir a demanda. Para este ano, a Associação Brasileira de Serviços Terceirizáveis e de Trabalho Temporário – Asserttem prevê a abertura de 139 mil vagas para temporários no comércio e na indústria de todo o país, número 11% maior que no ano passado.
Para Fernando Lucena, presidente no Brasil do Grupo Friedman – consultoria especializada na área de varejo – o cenário econômico é positivo e a disputa pelas vagas já começou com toda a força. Muitas lojas iniciaram as contratações nas primeiras semanas em outubro e o trabalho começa efetivamente em novembro. Para quem não tem experiência e busca uma oportunidade de se inserir nesse mercado, acrescenta Lucena, o fim do ano é o período ideal.
Aproximadamente 30% das vagas ofertadas costumam ser preenchidas por jovens em busca do primeiro emprego. Além do salário, o trabalho insere o jovem num ambiente profissional, com responsabilidades e contato com o cliente. É uma chance de exercitar atitudes e habilidades. Mas que habilidades são essas? Responsabilidade, comprometimento e saber trabalhar sobre pressão são características importantes para aqueles que querem conquistar uma dessas vagas temporárias, afirma o especialista.
Estima-se que entre 20% e 25% dos cargos temporários sejam efetivados após o período estipulado no contrato. Se o objetivo do vendedor vai além de um lucro maior no fim do ano, algumas posturas podem fazer a diferença. Na opinião de Fernando Lucena, os principais fatores observados pelo contratante é a vontade de continuar no cargo e a motivação mostrada ao longo da atuação temporária.
Para Lucena, na área do varejo é possível ter um ganho salarial considerável em um curto espaço de tempo. “É difícil conseguir um emprego temporário com grau de experiência baixo. Por outro lado, muitos segmentos do comércio não exigem graduação, o que facilita a entrada nesse ramo do mercado”, comenta. Pelo fato de a maioria desses cargos serem comissionados, a remuneração torna-se reflexo do esforço e da habilidade do profissional.
Na quinta-feira, dia 4 de novembro, o especialista Fernando Lucena ministra a palestra Show de Natal, no auditório Senai, em Cuiabá. O evento objetiva preparar equipes de vendas para o aquecimento do comércio.
A palestra tem por objetivo preparar o quadro efetivo e temporário das equipes de loja. “Na palestra, as equipes de vendas conhecerão conceitos e técnicas para proporcionar um atendimento ágil e de qualidade aos clientes. Além disso, receberão uma dose extra de motivação para gerar resultados superiores, garantindo um show de Natal, tanto para os clientes como para a loja”, pontua.
Dicas – Trabalhar com o varejo exige uma boa dose de diferenciação. Um dos pontos que o empresário deve se atentar é quanto ao cenário de sua loja. Afinal, a maioria das decisões de compra ocorre no ponto de venda. “É importante criar um ambiente acolhedor”, explica Lucena.
Os bastidores também devem receber atenção especial, ou seja, em temporada de aumento do movimento, Natal e ineficiência não combinam. “Vamos falar sobre como organizar a retaguarda para obter maior agilidade e eficácia no atendimento aos clientes, e ainda procedimentos que devem ser seguidos e outros que devem ser evitados para não perder vendas”, afirma, acrescentando que o trabalho em equipe pode maximizar os resultados de todos, em que os papéis de cada um deve estar claros.
A palestra vai trazer dicas valiosas sobre como atender com qualidade vários clientes ao mesmo tempo. Segundo Lucena, a capacitação permitirá melhores vendas, não somente em quantidade, como em qualidade. “Isso garante o chamado relacionamento, baseado na confiança do consumidor e na relação de valor positivo de sua compra”, finaliza.
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