Três projetos desenvolvidos com o apoio do banco estão classificados para a última fase do concurso em Dubai
Caixa é destaque em Prêmio Internacional para Melhores Práticas 2010
A Caixa Econômica Federal destacou-se, mais uma vez, no Prêmio Internacional de Dubai para Melhores Práticas. Na penúltima etapa da edição 2010 do concurso, ocorrida nos dias 12 e 13 de outubro, das 16 iniciativas brasileiras classificadas entre as 100 melhores do mundo, nove são Melhores Práticas CAIXA. Três delas – os projetos VANGUARDA, de Santos (SP); CODES SISAL, da Bahia (BA); e FLORESCER, de Rio das Flores (RJ) - estão classificadas entre as 46 (short list) finalistas que seguirão para a última etapa do concurso.
“Os resultados, recentemente divulgados, são muito positivos e motivo de grande orgulho e satisfação para a CAIXA, para os agentes promotores responsáveis pelos projetos e para os parceiros”, avalia o gerente nacional de Planejamento e Avaliação da CAIXA, Emmanuel Carlos de Araujo Braz. Segundo ele, “as informações preliminares são muito animadoras e as chances de a CAIXA ter iniciativas classificadas entre as 12 melhores práticas mundiais são grandes”.
A última etapa (júri final) ocorrerá nesta quarta (3) e quinta-feira (4), em Dubai (Emirados Árabes), quando serão escolhidas as 12 melhores práticas (best practices) vencedoras do concurso. A cerimônia de premiação está prevista para dezembro e os projetos vencedores receberão US$ 30 mil, além de troféu e certificado. Nessa oitava edição do Prêmio Internacional de Dubai para Melhores Práticas foram inscritos 35 projetos brasileiros.
Conheça a relação das práticas CAIXA, classificadas entre as 100 melhores do mundo, na penúltima etapa do Prêmio:
· VANGUARDA – luta pelo acesso à moradia digna para os moradores de Cortiço do Centro (construção de 113 unidades habitacionais em regime de mutirão), da Associação Cortiços do Centro de Santos (SP) - projeto finalista.
· CODES SISAL – fortalecimento da igualdade de direitos sociais no território do Sisal, do Conselho Regional de Desenvolvimento Rural Sustentável da Região Sisaleira (BA) - projeto finalista.
· FLORESCER – Governança Urbana, Desenvolvimento Econômico e Habitação e Direitos Humanos, da Prefeitura Municipal de Rio das Flores (RJ) - projeto finalista.
· TRANSFORMADO – projeto Antônio Martins: Um Município Transformado, da Prefeitura Municipal de Antônio Martins (RN).
· ZUMBI – projeto Vila Zumbi dos Palmares: uma prática que transformou a realidade, da Companhia de Saneamento do Paraná (SANEPAR).
· PANELEIRAS – projeto da Associação das Paneleiras de Goiabeiras, de Vitória (ES).
· ESCOLA DAS ÁGUAS (TERRAGUÁ) – projeto Organização Sócio-Produtiva de Lideranças Jovens em Áreas Rurais e Estuarinas do Território do Baixo Sul da Bahia, do Instituto de Tecnologia Socioambiental do Baixo Sul (BA).
· MAIS CIDADE – programa de Governança Urbana Integrada no Município de Lauro de Freitas, Prefeitura Municipal de Lauro de Freitas (BA).
· AÇÃO MOCINHA – projeto Obra de Urbanização da Poligonal do Bairro Mocinha Magalhães, da Prefeitura Municipal de Rio Branco, (AC).
Prêmio Internacional de Melhores Práticas de Dubai
A premiação foi lançada em uma conferência das Nações Unidas, em novembro de 1995. Desde então, a cada dois anos, doze projetos são contemplados dentre os mais de 500 concorrentes dos cinco continentes.
A iniciativa é do governo de Dubai, em parceria com a ONU/HABITAT, e tem o objetivo de incentivar projetos de desenvolvimento sustentável de comunidades carentes, agindo por meio da cooperação internacional mútua.
Mais detalhes sobre o evento no site da UN-Habitat: http://www.un-habitat.org/content.asp?typeid=19&catid=34&cid=160 ou diretamente no site do prêmio: http://www.dubaiaward.ae/web/NewsDetails137.aspx.
Prêmio CAIXA Melhores Práticas em Gestão Local
Os 20 projetos, inscritos pela CAIXA no Prêmio Internacional de Dubai, são práticas de gestão local bem sucedidas, inclusivas, inovadoras e sustentáveis, desenvolvidas com apoio do banco e premiadas na sexta edição do Prêmio CAIXA Melhores Práticas em Gestão Local, realizada em 2009.
Instituído em 1999, e realizado a cada dois anos, o Prêmio CAIXA Melhores Práticas em Gestão Local é inspirado no Best Practices and Local Leadership Programme (BLP), da ONU/HABITAT. O prêmio tem como objetivo apoiar a implementação da Agenda Habitat no país e o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM), a partir da identificação, documentação, premiação e disseminação de boas práticas de gestão local, estimulando sua reaplicação em diversas localidades do país.
No histórico de participação da CAIXA, em seis edições bienais do Prêmio de Dubai (entre 2000 a 2008), 60 práticas tiveram destaque. Destas, 21 foram classificadas entre as 100 melhores e cinco classificaram-se entre as 46 melhores do mundo: BIORREMEDIAÇÃO DO AURÁ (PA) e VILA BAIRRO (PI), em 2000; CEIVAP (RJ, SP e MG), em 2004; REDE SOCIAL (ES), em 2008; e SACADURA – SANTO ANDRÉ MAIS IGUAL (SP), que foi o vencedor do prêmio em 2002.
Comentários