Arenápolis News - arenapolisnews.com.br
Política
Quarta - 03 de Novembro de 2010 às 10:36
Por: João Negrão, de Brasília

    Imprimir


O Escritório de Representação de Mato Grosso (Ermat) em Brasília tem uma atuação intensa na capital federal, especialmente pelo atendimento ao governador, secretários de Estado e outros dirigentes públicos. O Ermat assegura apoio logístico, administrativo e institucional a todos que chegam para encaminhar assuntos de interesse do Estado, além de ter uma atividade própria, muito diversificada. De acompanhamentos de processos jurídicos de interesse do Estado em órgãos como o Supremo Tribunal Federal (STF), Superior Tribunal de Justiça (STJ) e Tribunal de Contas da União (TCU), projetos nos ministérios e outros órgãos públicos até matérias de interesse do Congresso Nacional.

O coordenador do Ermat, o administrador de empresas Eduardo Adelaria Vizotto, explica que o escritório possui sete funcionários, a maioria de carreira do Estado, que mantém funcionando toda a parte administrativa que assegura o atendimento. Inclusive uma sub-procuradoria de Mato Grosso, vinculada à Procuradoria-Geral do Estado.

Dois motoristas – esses contratados em Brasília – garantem o atendimento aos dirigentes estaduais no transporte para os órgãos federais, desde o traslado do aeroporto aos hotéis e vice-versa. São eles que também conduzem o veículo que faz o atendimento a pacientes de Mato Grosso em tratamento médico no Distrito Federal.

Esse é um dos serviços prestados pelo Ermat. Uma atividade pouco conhecida do escritório, originada de um convênio entre secretaria de Estado de Saúde e Hospital Sara Kubitschek, chamado Tratamento Fora de Domicílio (TFD). Pelo TFD, pacientes são trazido para tratamento no hospital, que garante ainda hospedagem para os eventuais acompanhantes.

“É um serviço que eu acho da maior relevância. O Hospital é uma referência no mundo na área de ortopedia. Funciona da seguinte forma: a secretaria de Saúde comunica ao Ermat que tem um paciente vindo para ser atendido no Sara (Kubitschek). O motorista do escritório pega a pessoa no aeroporto e leva ao hospital. Quando o paciente recebe alta o levamos de volta ao aeroporto”, explica o coordenador.

O Ermat tem status de secretaria adjunta, vinculado à Casa Civil, inclusive com orçamento repassado pela pasta. O escritório ocupa a metade do 7º andar (salas 71 a 74) do edifício JK, na Quadra 1 do Setor Comercial Sul. O governo não paga aluguel. A sede é permutada com um órgão federal, que por sua vez ocupa outro espaço em prédio do governo estadual em Cuiabá.

Vizotto assumiu o Ermat em Brasília em dezembro do ano passado. Nascido em São José do Rio Preto (SP), mora na capital federal desde 1995, quando veio assessorar o senador e ex-governador do Amazonas, Gilberto Mestrinho.

Em Brasília, manteve contatos com pessoas de Mato Grosso e acabou sendo chamado pelo ex-presidente da Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM), Aparecido dos Santos, o Cidinho, para assessorá-lo em Brasília. Cidinho, em seguida, abriu o escritório da associação em Brasília e o convidou para ocupar a gerência.





Fonte: RD News

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://arenapolisnews.com.br/noticia/82073/visualizar/