Agência de comunicação fica entre as 15 melhores empresas para se trabalhar, sendo a única do Centro-Oeste a ser classificada
Mercatto, de Cuiabá, entre as melhores do Brasil
A Mercatto Comunicação Total está entre as 15 melhores empresas para se trabalhar no Brasil no setor de comunicação. A chancela veio em outubro, com o aval do Great Place to Work Institute Brasil, que, junto com a Associação Brasileira de Propaganda, avaliou 90 empresas do segmento em todo o país para definir o ranking das organizações com as melhores práticas relacionadas à gestão de pessoas e ao ambiente de trabalho. A Mercatto, de Cuiabá, foi a única empresa da região Centro-Oeste a ser classificada.
“Para nós, é uma honra e motivo de orgulho receber essa notícia. Indica que nosso trabalho vai além da preocupação em produzir peças criativas e mostra que temos um cuidado especial com a gestão da empresa e das pessoas”, afirma a Diretora Administrativa da Mercatto, Fernanda Melo. Com oito anos no mercado, a agência somava 31 colaboradores em 2009, ano base de análise do prêmio.
Várias iniciativas focadas no bem estar organizacional foram desenvolvidas pela Mercatto no último ano, contribuindo para sua boa classificação na esfera nacional. “Primeiro, optamos por mapear todos os nossos processos, chegando a seis rotinas essenciais. A partir de reuniões gerenciais com a equipe, vamos monitorando o passo a passo de cada ação, de forma a evitar erros, agilizar a entrega dos trabalhos e aperfeiçoar rotinas”, explica Fernanda. As equipes que superam as metas estabelecidas para os departamento são premiadas ao fim de cada ano, como forma de incentivo à excelência do trabalho realizado.
Um plano de cargos e salários foi construído e implantado em 2010 pela empresa, permitindo aos colaboradores vislumbrarem o potencial de crescimento dentro da agência. Os novos funcionários são recebidos com atenção total: a Mercatto mantém um programa de integração para não apenas bem recepcionar mas orientar e preparar os novos colaboradores para bem atender aos clientes e se integrar à filosofia da agência.
“Mantemos ações sociais com a ajuda dos colaboradores, criando oportunidades para exercitar nosso lado solidário, e isso acaba deixando o clima na empresa muito mais agradável”, observa a Diretora de Atendimento, Adel Malouf. Exemplo desse lado “social” foi o Bazar do Bem, uma iniciativa da própria equipe, que busca junto aos clientes produtos para serem doados ou vendidos em prol de entidades filantrópicas de Cuiabá. “Talvez por isso tenhamos tido notas acima da média nos quesitos ‘orgulho’ da equipe e ‘clima cordial’”, afirma Adel.
A agência também dedica atenção especial à sustentabilidade incentivando boas práticas como o reaproveitamento de papel e a coleta seletiva de lixo. Com a venda do lixo para a reciclagem, a Mercatto realiza um caixa que é utilizado em ações sociais voltadas à comunidade. O uso consciente de água, energia e materiais de escritório também é difundido por meio de uma campanha interna permanente batizada como “Re-educar”.
Outra iniciativa que visa bem preparar os colaboradores é a realização de workshops exclusivos com profissionais da área de Comunicação de renome nacional, vindos de grandes agências do eixo Rio-São Paulo. Os encontros são semestrais e visam aproximar os profissionais de realidades diferentes das encontradas no mercado cuiabano. Entre os profissionais que já passaram pela Mercatto, estão nomes de agências como África, Leo Burnett e F/Nazca.
Atualmente, a Mercatto mantém em sua carteira de clientes marcas fortes como Sebrae, Senai, Grupo Mônaco, Marajá, Ice Cola, Lebrinha, Governo de Mato Grosso, Casa Cor Mato Grosso, Grupo Marques, Bigolin, Famato e várias outras.
O PRÊMIO – Esta foi a primeira edição da pesquisa “Melhores Agências de Comunicação para Trabalhar”, desenvolvida pela Great Place to Work Institute Brasil. A classificação das empresas ocorreu após um levantamento com 90 empresas de todo o País, e foi incentivada pela Associação Brasileira de Propaganda (ABP). O resultado foi divulgado no dia 20 de outubro, durante o Festival Brasileiro de Propaganda, e a segmentação é inédita no mundo.
A partir de agora, a pesquisa será realizada anualmente, com inscrição gratuita. No processo, além da diretoria de cada empresa, os funcionários são ouvidos de forma confidencial – gerando a avaliação de maior peso para a pesquisa.
Presente em 40 países, o instituto Great Place to Work norteia sua pesquisa a partir de duas avaliações: uma com os funcionários, que respondem de forma voluntária e anônima a um questionário sobre o ambiente de trabalho (o Trust Index©), e outra que detalha a partir de respostas feitas pela Administração da empresa as melhores práticas e benefícios para a excelência do ambiente de trabalho (chamada de Culture Audit©).
RANKING 2010 (GREAT WORK TO PLACE)
1. Birutas Mídias Mirabolantes (Rio de Janeiro)
2. Portal (Campinas)
3. F.biz (São Paulo)
4. Quiz (São Paulo)
5. Netza (São Paulo)
6 à 15 (ordem alfabética)
· Bullet (São Paulo)
· e|ou (São Paulo)
· Fischer+Fala (São Paulo)
· Mercatto (Cuiabá)
· M51 (Campinas)
· New Style (São Paulo)
· OpusMúltipla (Curitiba)
· Plan B (Belo Horizonte)
· PPM (house do Grupo Alsaraiva – São Paulo)
· Prisma (Vitória)
Comentários