Unemat participa do 7º Congresso Brasileiro de Ensino Superior à distância
O reitor da Unemat, Adriano Silva, participou da abertura do 7º Congresso Brasileiro de Ensino Superior à Distância (Esud), nessa quarta (03.11), no Hotel Fazenda Mato Grosso. O evento segue até sexta-feira (05.11) e tem como tema norteador “A EaD e sua institucionalização: reflexões e processos”.
Na Unemat, a primeira graduação na modalidade à distância foi implantada em 1999. Atualmente, oferece cursos para formação de professores, de licenciatura em Pedagogia - Educação Básica – 1ª a 4ª série e Docência na Educação Infantil, em atendimento a 41 municípios conveniados.
Já no âmbito da Universidade Aberta do Brasil (UAB/Capes), a Unemat desenvolve bacharelado em Administração Pública e licenciaturas em Física e Biologia, também na modalidade à distância. São 480 acadêmicos, distribuídos nos polos de apoio da UAB, instalados nos municípios de Alto Araguaia, Cáceres, Barra do Bugres, Guarantã do Norte, Jauru, Juara, Nova Xavantina, Pontes e Lacerda e Sorriso. “A nossa meta é estender o ensino à distância aos 141 municípios de Mato Grosso”, afirmou o reitor Adriano Silva.
No país, atualmente há 92 instituições oferecendo cursos através do sistema de Ensino à Distância, sendo 49 universidades federais, 27 estaduais e 16 institutos tecnológicos. São 587 polos em funcionamento e mais de 116 mil alunos em formação inicial e cerca de 68 mil em formação continuada.
A cerimônia de abertura do Congresso contou com a presença da reitora da UFMT, Maria Lúcia Cavalli Neder, do secretário de Educação à Distância (SEED) do Ministério da Educação, Carlos Eduardo Bielschowsky, do diretor de Ensino a Distância da Capes, Celso Costa, da presidente da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, Consuelo Aparecida Sielski, do coordenador da Universidade Aberta do Brasil (UAB) em Mato Grosso, professor Carlos Rinaldi, entre outras autoridades.
Comentários