Cuiabá ganha câmara temática para planejar ações para a Copa
Cuiabá foi a primeira cidade-sede da Copa do Mundo de 2014 a implantar a Câmara Temática de Meio Ambiente da Copa. A entidade faz parte do modelo montado pelo Comitê de Responsabilidade do Governo Federal para acompanhar os preparativos do Mundial e é coordenado pelo Ministério dos Esportes. A implantação ocorreu nesta quarta (3), numa reunião no auditório da Agecopa.
A entidade tem como objetivo avaliar e propor projetos sustentáveis dentro das iniciativas executadas pelo governo em prol da Copa no Brasil. Além da Câmara de Meio Ambiente, também fazem parte do modelo as divisões responsáveis pela infraestrutura, estádios, segurança, saúde, desenvolvimento turístico, promoção comercial e tecnológica, cultura e transparência.
Durante a apresentação do modelo da entidade para os gestores da Agecopa, o consultor do Ministério dos Esportes, Cláudio Langoni, destacou a presença do Pantanal com uma justificativa para que a implantação do projeto em Cuiabá se iniciasse com a temática do meio ambiente. "A câmara de sustentabilidade ambiental organiza e coordena todas as ações voltadas para garantir a realização de uma Copa verde nesta sede que abriga um dos mais importantes patrimônios ambientais do país: o Pantanal", ressaltou.
A Câmara de Meio Ambiente será composta inicialmente pela Agecopa, secretaria estadual de Meio Ambiente (Sema), prefeituras de Cuiabá e Várzea Grande, Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Unemat e Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM). Outras entidades e órgãos ainda podem compor a câmara após aprovação por maioria simples daquelas que já estão envolvidas.
Comentários