Romoaldo Júnior deve ser o novo líder do governo na AL
O deputado estadual eleito Romoaldo Júnior (PMDB) devera ser escolhido como novo líder do governo na Assembleia Legislativa de Mato Grosso em 2011. Prestigiado com a expressiva votação que obteve, tendo sido o mais votado do PMDB, ele é considerado o favorito aos olhos do governador Silval Barbosa (PMDB) para assumir o posto, hoje ocupado por Mauro Savi (PR).
Romoaldo Júnior, além de ter sido mais votado da sigla, teve a quinta maior votação para deputado estadual na coligação PMDB/PT/PR e a sexta no quadro geral. No total, ele acumulou 29.507 votos, correspondente a 1,93% da preferência do eleitorado mato-grossense.
Além da força adquirida nas eleições, o Romoaldo possui a vantagem de já ter exercido mandato como parlamentar. Outra vantagem do peemedebista pela preferência de Silval Barbosa é o fato de ter ‘experiência em liderança’ por ter sido prefeito de Alta Floresta.
O alinhamento político entre Silval e Romoaldo também estaria afinado, tanto pelo fato de serem do mesmo partido, quanto pela participação do deputado eleito na campanha pela reeleição do governador.
O atual líder do governo é Mauro Savi, que acumula a função de presidente da Assembleia Legislativa desde a cassação do deputado eleito José Riva (PP). Savi foi escolhido pelo ex-governador Blairo Maggi (PR) como líder do governo em janeiro de 2005, em substituição ao falecido René Barbour, e manteve-se no posto mesmo após Barbosa ter assumido o governo.
Romoaldo, no entanto, já declarou a intenção de disputar a presidência da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa. Neste caso, ele entraria em uma disputa com parlamentares como o próprio Mauro Savi, o campeão de votos José Riva e o segundo mais votado, Sérgio Ricardo (PR). Vale ressaltar que todos são do grupo do governador, sendo Savi e Ricardo da mesma Sigla e os mais adiantados nas negociações para presidir a AL no próximo biênio.
Comentários