Após erros no 1º dia, candidatos terminam Enem neste domingo
Cerca de 4,6 milhões de estudantes se inscreveram para a prova, mas a abstenção ontem foi de 27% --3,4 milhões compareceram. No ano passado, quando a prova vazou e foi adiada, a abstenção chegou a 38% no primeiro dia.
Os candidatos só poderão levar para a prova caneta esferográfica de tinta preta. Por questões de segurança, não será permitido o uso de lápis, borracha, apontador, lapiseira ou grafite. Apesar da proibição, a Folha flagrou ao menos dois locais, em Osasco (Grande SP) e em São Paulo, onde os candidatos puderam utilizar lápis ontem.
Além de caneta preta, os estudantes não podem esquecer de levar um documento original de identificação com foto e o cartão de confirmação de inscrição. Serão aceitos como documento de identificação: carteira de identidade, carteira de trabalho, passaporte, carteira de habilitação com foto ou identificação fornecida por ordens ou conselhos de classes que, por lei, valham como documento de identidade.
O Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais) publicou na internet uma lista de respostas às principais dúvidas dos candidatos.
Sobre a divergência entre a folha de perguntas e a de respostas ocorrida neste sábado, o governo afirmou que o aluno poderá pedir pelo site do Inep (www.inep.gov.br) para que a correção seja feita seguindo a ordem que preencheu.
A previsão é que o gabarito oficial do Enem seja divulgado somente na terça-feira (9).
Comentários