Rui Ramos organiza comitiva com imprensa e juízes para lançamento
Em comitiva com os outros seis colegas membros do Pleno do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT) e jornalistas da imprensa local, o presidente da Corte Eleitoral, desembargador Rui Ramos, seguirá para Campo Verde nesta terça-feira (9) para a solenidade que marcará o início do cadastramento de dados biométricos dos eleitores, uma das grandes evoluções para o exercício da democracia.
Campo Verde, situada a 139 quilômetros de Cuiabá, será a primeira do Estado a fazer uso da tecnologia que vem sendo implantada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) em todo país, com previsão para vigorar a partir da próxima eleição, de 2012. A tecnologia está sendo utilizada com o intuito de reduzir as fraudes que acontecem no momento em que o eleitor é identificado para votar.
Os organizadores aguardam para a cerimônia, marcada para às 8h30min, no Ginásio Joubert Isaias Roumancini, o governador reeleito Silval Barbosa (PMDB), o prefeito do município, Dimorvan Alencar Brescancim (PR) e outras autoridades. No local será instalado posteriormente o posto de cadastramento dos eleitores do município.
Após a adoção do novo sistema, os eleitores do município votarão nas urnas biométricas, que só ficam aptas para votar após a comprovação de que a impressão digital do eleitor é a mesma que está no cadastro de eleitores.
O cadastramento biométrico dos dados acontece juntamente com o processo de revisão do eleitorado do município, cujo índice de eleitores estava próximo aos indicadores populacionais. Para combater as irregularidades que possam interferir no processo eleitoral municipal de 2012, após o término do processamento, a Justiça irá cancelar os títulos dos eleitores que não comparecerem ao recadastramento biométrico.
Comentários