A cidade de Campo Verde será a primeira do estado a fazer uso da tecnologia que vem sendo implantada em todo o País.
Começa amanhã o cadastramento biométrico em Campo Verde
O Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso realiza amanhã a cerimônia de abertura dos trabalhos de cadastramento dos dados biométricos dos eleitores do município de Campo Verde.
A cidade de Campo Verde será a primeira do estado a fazer uso da tecnologia que vem sendo implantada pelo Tribunal Superior Eleitoral em todo o País. A tecnologia está sendo utilizada com o intuito de reduzir as fraudes que acontecem no momento em que o eleitor é identificado para votar. Após a adoção do novo sistema, os eleitores do município votarão nas Urnas Biométricas, que só ficam aptas para votar após a comprovação de que a impressão digital do eleitor é a mesma que está no cadastro de eleitores.
Para garantir maior agilidade no atendimento, a Justiça Eleitoral contará com a participação de 50 servidores que serão deslocados do TRE e de outras zonas eleitorais do interior do Estado. Mais de 24 mil eleitores estão cadastrados no município, e a expectativa do TRE é a de que pelo menos 1000 pessoas sejam atendidas diariamente. Para garantir o acesso ao procedimento de revisão, os comerciantes da cidade são obrigados a liberar os trabalhadores para comparecerem ao local designado pelo TRE.
No processo, o eleitor terá as impressões digitais dos dez dedos coletadas pelos computadores da Justiça Eleitoral, que também vão registrar as fotos dos cidadãos para posterior utilização. Todos os dados capturados seguem os padrões internacionais de identificação biométrica. Os trabalhos de revisão biométrica prosseguirão até o dia 8 de dezembro.
Comentários