Anefac: 57% devem usar 13º salário para pagar dívidas
Segundo pesquisa da Associação Nacional dos Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade (Anefac) divulgada nesta segunda-feira, 57% dos consumidores pretendem utilizar o 13º salário para pagamento de dívidas já contraídas.
O número é 10,94% menor na comparação com 2009. O levantamento feito pela entidade durante o mês de outubro ouviu 567 pessoas de todas as classes sociais. "Isto demonstra que a melhora da economia, com o crescimento da renda e do emprego, e o crescimento do crédito, reduziram as dívidas pendentes destes consumidores", afirma o economista Miguel Ribeiro de Oliveira, conselheiro da ANEFAC que coordenou a pesquisa.
Ainda, 19% pretendem utilizar parte do 13º salário para compra de presentes, 12% pretendem poupar para os gastos do início do ano (como IPTU, IPVA, material e matrículas escolares) e 3% pretendem destinar o pagamento para compra e reforma de residência.
Do total, 6% já receberam o 13º ao longo do ano ou fizeram empréstimos de antecipação e 3% pretende poupar parte do que sobrará.
Comentários