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Terça - 09 de Novembro de 2010 às 07:00

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O empresariado e o poder público de Chapada dos Guimarães (a 65 Km de Cuiabá), na intenção de aproveitar a onda da Copa de 2014 para finalmente revolucionar o turismo na cidade, estão adotando como inspiração um exemplo distante a mais de dois mil quilômetros: a cidade gaúcha de Gramado, palco de eventos como o Festival de Cinema Brasileiro e Latino-Americano, o Natal Luz e conhecida como o terceiro destino mais desejado do turismo nacional.

A ideia do “trade” turístico é aprender como foi implementado o modelo de exploração turística na pequena cidade gaúcha e tentar adaptar a Chapada. Para isso, o Comitê Pró-Copa formado no município está trazendo o ex-prefeito de Gramado, Pedro Bertolucci, que vai expor hoje à noite sua experiência de ações para o desenvolvimento turístico na palestra “Gramado: uma história de sucesso – um exemplo para repensar Chapada dos Guimarães”. Bertolucci foi prefeito de Gramado por quatro mandados. O evento será na Secretaria de Turismo da cidade, a partir das 19h30.

A intenção é iniciar uma conscientização para que o poder público passe a gerir a cidade com foco no turismo e em parceria com o setor privado para aproveitar as obras de infraestrutura ligadas à Copa do Mundo de 2014.

Mas a idéia vai além. Segundo o prefeito de Chapada, Daltro Filho, a população da cidade também precisa adotar uma nova mentalidade, que valorize o turismo como motor econômico do local. “Pensar grande, abrir a cabeça”, como diz o empresário Roberto “da Lebrinha”, um dos organizadores do encontro com Bertolucci.

“Chapada mexe com o mato-grossense. Não importa se ele é de Cuiabá ou de Sinop, a cidade mexe com ele. É a cidade turística mais lembrada de Mato Grosso. Temos que aproveitar esse embalo”, argumenta, cogitando também trazer mais gestores de outras cidades que possam oferecer exemplos de sucesso ao turismo local.

“Temos toda a condição de colocar Chapada como referência”, avalia Jurandir Spinelli, outro organizador da palestra. Para ele, Chapada guarda algumas semelhanças com Gramado, como a topografia e o clima destoante na região.

Spinelli chega a resumir a cidade como um misto de Gramado e Bonito (Mato Grosso do Sul), devido ao potencial de belezas naturais. Mas essa guinada turística, ele enfatiza, só ocorre contando com a execução de uma série de obras já anunciadas: a solução para o desabastecimento de água na cidade, a duplicação da rodovia que a liga a Cuiabá, pavimentação do acesso ao lago de Manso, o centro de eventos e o teleférico de R$ 6 milhões anunciado pelo governo estadual.

GRAMADO – Não é por acaso que Chapada pretende se espelhar nesta cidade da serra gaúcha. Lá, a atividade turística é tão intensa que responde por 90% da receita municipal, com calendário estabelecido de eventos internacionais e demais atrações para os próprios brasileiros em busca de um ambiente germânico. Em Chapada, o desafio, adiantou o palestrante Bertolucci, será descobrir os destinos, os atrativos e fortalecer a identidade da cidade para vender como produto – no caso, um pólo de belezas naturais, esportes radicais e até de misticismo.






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