Arenápolis News - arenapolisnews.com.br
Educação
Terça - 09 de Novembro de 2010 às 12:43

    Imprimir


A secretária de Formação do Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso (Sintep/MT), Marli Keller, representou a entidade no Encontro da Rede de Mulheres em Educação da América Latina, realizado pela Internacional da Educação para América Latina (IEAL), nos dias quatro, cinco e seis de novembro, em São Paulo.  Em pauta, a avaliação dos trabalhos desenvolvidos durante neste ano e o planejamento das atividades para 2011.

Ao fazer a saudação aos participantes, a vice-presidenta da Internacional da Educação, Jussara Vieira, reconheceu que o Brasil tem avançado em relação às políticas para as mulheres. Lembrou que há um século as mulheres não tinham direito de votar; e em relação à violência contra a mulher prevalecia a máxima: “em briga de marido e mulher ninguém mete a colher”. Hoje o país tem a Lei Maria da Penha que garante proteção às mulheres vítimas de violência doméstica. Em nível federal, o governo de Lula criou a Secretaria Nacional de Políticas para as Mulheres com o principal foco de empoderar a mulher, e oferecer condições para sair da violência. “E agora o povo brasileiro elegeu uma mulher para comandar a Nação”, frisou ao destacar as conquistas da luta das mulheres brasileiras.

Segundo Marli Keller, a vice-presidenta da IEAL apontou a necessidade de superar desafios que ainda são colocados como a igualdade salarial entre homens e mulheres; o convívio sustentável com o ambiente; e a participação cada vez maior das mulheres na política.

Em relação à América Latina, completa a sindicalista de Mato Grosso, houve alguns relatos de uso de extrema violência institucional contra mulheres em luta por seus direitos.

Para 2011, o planejamento de ações prevê os seguintes pontos principais: inclusão das temáticas da mulher nas pautas de reivindicações dos sindicatos; e retomada da questão da mulher na mídia com o enfoque da sua maior participação na política. 






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://arenapolisnews.com.br/noticia/81530/visualizar/