Rui Ramos crê que voto biométrico reduzirá a "zero" falsidade ideológica
O presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT), desembargador Rui Ramos, disse, durante discurso nesta terça-feira (9) no lançamento do primeiro cadastramento do voto biométrico, cujo teste em Mato Grosso será feito em Campo Verde, que a partir da instituição do novo método de votação por meio de digitais deverá se reduzir a "zero" as ocorrências de falsidade ideológica registradas no dia da eleição. Segundo ele, a corrupção eleitoral é o maior problema enfrentado pela Justiça Eleitoral.
Na companhia de demais membros do Pleno, o magistrado fez um apanhado histórico do avanço obtido nos últimos anos, com a implantação das urnas eletrônicas há 14 anos e responsável pela diminuição dos casos de fraude, quase comum na época das urnas manuais, quando muitas denúncias eram feitas junto ao TRE-MT.
A grande vantagem do voto biométrico, na avaliação de Rui Ramos, é o fato de impedir que o eleitor possa votar no lugar de outro. “A urna eletrônica chegou em 1996 com muita desconfiança e com os anos foi sendo ajustada e foi um marco para a história. Esse sistema surge da mesma forma. A biometria não permite que ninguém vote no lugar de ninguém”, discursou.
O município será o primeiro a participar da Biometria na Eleição de 2012, no Estado, e foi escolhido pela proximidade com a capital, Cuiabá, além do fato de 24 mil dos 30 mil habitantes estarem aptos a votar.
Para o prefeito de Campo Verde, Dimorvan Alencar (PR), que também se fez presente ao evento, a escolha de Campo Verde como primeiro município mato-grossense a cadastrar o voto biométrico é "uma honra", principalmente por se tratar de um município novo. Ele também fez um apelo aos empresários da região para que liberem os funcionários para o recadastramento.
A estrutura de recadastramento para atender os 24 mil eleitores de Campo Verde foi instalada no Ginásio Joubert Romancini. A partir de hoje, os eleitores já podem procurar o posto de atendimento que funcionará até o dia 8 de dezembro, das 9h às 18h, de segunda a sábado.
Comentários