Arenápolis News - arenapolisnews.com.br
Cidades
Quarta - 10 de Novembro de 2010 às 08:58

    Imprimir


Neste domingo, 14 de novembro, é comemorado o Dia Mundial do Diabetes. Aproveitando a data, o Departamento de Ações Programáticas da Secretaria de Saúde de Rondonópolis vai promover uma atividade de sensibilização do atendimento ao portador de Diabetes Mellitus.

A endocrinologista Deolinda Seliciano Muniz e a nutricionista Margareth Ferreira vão atender pacientes do bairro Dom Bosco nesta quarta-feira, 10 de novembro, a partir das 7 horas; e no bairro Vila Verde, no dia 12 de novembro, também a partir das 7 horas.

A coordenadora Mariuva Valentim Chaves ressalta a necessidade de procurar tratamento para a doença. "A doença é muito grave e é preciso que o paciente procure ajuda especializada". A diabetes ocorre quando não há produção de insulina (hormônio produzido pelo pâncreas que controle o nível de açúcar no sangue) ou quando a insulina não atua de forma eficaz no organismo.

Segundo a técnica do programa que atende os pacientes, Kelly Laura Lima, será realizado atendimento aos pacientes com complicações visando evitar internações. "Será feita avaliação dos olhos, dos pés, avaliação nutricional, além de exames complementares", esclarece Kelly.

Sintomas

De acordo com Kelly, os principais sintomas da doença são sede e fome em excesso; feridas que demoram a cicatrizar ou não cicatrizam; dores nas pernas; sensação de fraqueza; infecções freqüentes e emagrecimento. "Entre os fatores de risco estão a falta de exercício físico, obesidade, hipertensão arterial (pressão alta), alimentação com excesso de massas, gorduras e açúcares, antecedentes familiares e outros", pontua Kelly.

As principais complicações decorrentes da doença são a diminuição ou perda da visão, feridas crônicas dos pés, perda de função renal e impotência sexual.





Fonte: TVCA

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://arenapolisnews.com.br/noticia/81470/visualizar/