Candidatos "costuram" apoio na disputa da Defensoria
Os seis candidatos que disputam o comando da Defensoria Pública do Estado de Mato Grosso intensificam a campanha e as articulações nos bastidores visando obterem os votos necessários nesta sexta-feira (12), quando ocorrerá a eleição para o biênio 2011/2013.
O defensor-geral, Djalma Sabo Mendes, tenta ser reconduzido por mais um período de dois anos e disputa o cargo com os defensores André Prietto; José Carlos Evangelista; Edson Jair e Valdenir Luiz Pereira.
O novo chefe da pasta será o responsável por gerenciar no ano que vem um orçamento de aproximadamente R$ 54 milhões, sendo R$ 7 milhões a mais do que em 2009. Ao todo 144 eleitores, entre defensores públicos e procuradores da Defensoria que atuam em Cuiabá e no interior estão aptos a votarem.
Os candidatos mais votados são tradicionalmente incluídos numa lista tríplice que será encaminhada ao governador Silval Barbosa (PMDB), que faz uma escolha pessoal para o cargo.
Conforme o Olhar apurou, Djalma Sabo Mendes optou em percorrer alguns municípios realizando visitas nas Comarcas para garantir o voto. Nesta quinta-feira (11), o defensor-geral está em Alta Floresta.
O defensor Valdenir Luiz Pereira, que é irmão do deputado federal reeleito Valtenir Pereira (PSB), preferiu buscar apoio na própria Defensoria e visitou, ontem, todos os gabinetes do Núcleo Criminal. Ele é o único dos candidatos que atua no interior e atualmente está na Comarca de Matupá.
André Prietto, José Carlos Evangelista e Edson Jair também costuram apoios na capital e Várzea Grande.
Escolha
Conforme o presidente da Comissão Eleitoral, Ademar Monteiro da Silval, a eleição será realizada a partir das 12h com encerramento as 17h. A previsão é de que o resultado seja divulgado até as 20h.
Ele explica que a comissão tem o prazo previsto no regimento de encaminhar a lista tríplice até o dia 30 de novembro para a Casa Civil. Após isso, o governador terá ainda 15 dias para anunciar o novo defensor-geral. A posse está marcada para o dia 2 de janeiro.
Diferente das eleições anteriores, Ademar Monteiro ressalta que a publicação de uma nova lei permitiu fazer com que a eleição desta sexta-feira fosse realizada somente na Defensoria Pública de Cuiabá, sendo necessário o deslocamento dos defensores do interior.
Eleição de conselheiros
A eleição para a escolha dos seis novos membros que vão integrar o Conselho da Defensoria também será realizada amanhã. Ao todo, 16 defensores se inscreveram para disputar as vagas.
Comentários