Arenápolis News - arenapolisnews.com.br
Política
Quinta - 11 de Novembro de 2010 às 15:26
Por: Bruno Garcia

    Imprimir


MidiaNews
Defensor público Valdenir Pereira, que disputa eleição de defensor-geral em MT
Defensor público Valdenir Pereira, que disputa eleição de defensor-geral em MT

O defensor público Valdenir Pereira, um dos cinco candidatos a chefe da Defensoria Geral de Mato Grosso, avaliou que sua candidatura configura uma "terceira via" na disputa. Segundo ele, as outras candidaturas estão divididas entre dois grupos, um da situação, que disputa a reeleição, e outro da oposição, com três candidaturas.

"As pessoas que não estão de um lado e nem do outro, passaram a ter uma opção de voto. Sou uma via que não terá dificuldades em dialogar com nenhum dos grupos", afirmou.

Valdenir revelou a existência de uma suposta manobra, que seria arquitetada pela oposição em lançar três nomes, utilizando do voto plurinominal (cada defensor por escolher até três candidatos) para fechar chapa.

Com isso, a escolha por parte do governador reeleito Silval Barbosa (PMDB) ficaria restrita a esse grupo. "Tentaram fazer isso, mas acredito que não deu certo, pois surgi como uma surpresa nessa eleição", disse Valdenir Pereira.

O candidato afirmou que, hoje, há uma insatisfação com a gestão do atual defensor público-geral, Djalma Sabo Mendes Junior, que disputa a reeleição, por algumas decisões que não atenderiam o princípio da razoabilidade. "Tivemos casos de colegas que, no concurso, estavam entre os dez primeiros, que foram designados para Colniza, Cotriguaçu... E não se encontra uma justificativa para tamanha punição", afirmou.

Quanto à oposição, Valdenir opinou que a união entre o ex-aliado de Djalma, o corregedor André Luiz Pietro, também candidato, com o grupo preterido pelo então governador Blairo Maggi (PR) na última eleição, que lançou os candidatos Edson Jair Weschter e José Carlos Evangelista, não vingou. "Eles entenderam que as divergências entre eles seriam menores que a insatisfação com a administração do Djalma, mas vejo que esse casamento não deu certo", declarou.

Dificuldade

Valdenir Pereira revelou que encontrou dificuldades para propagar suas propostas e levar seu nome, internamente, campanha, que, segundo ele, ficou resumida a: "e-mails, alguns telefonemas e poucas visitas".

"A esperança é que essa mensagem chegue até os defensores. Fiz uma campanha paralela ao trabalho, tirei os últimos três dias que antecedem o pleito para dar uma dedicação exclusiva", afirmou.

Articulações políticas

A segunda fase da eleição de passa pelas articulações políticas, já que a escolha é restrita ao governador. Quanto a esse fato, Valdenir, que é irmão mais velho do deputado federal e defensor licenciado, Valtenir Pereira (PSB), acredita que a escolha levará em conta a afinidade do governador com as propostas.

"Eu espero que possa prevalecer essa parte técnica, mas é evidente que ter no banco de reserva o deputado federal Valtenir é muito gratificante", declarou.

Eleição

A eleição para a escolha do defensor-geral acontecerá nesta sexta-feira (12), das 12 horas às 17 horas, na sede administrativa da Defensoria Pública do Estado, no CPA. A escolha ocorrerá por voto direto, secreto, obrigatório e plurinominal.

A lista tríplice com as informações da eleição será encaminhada pelo presidente do Conselho Superior da Defensoria, até o dia 30 deste mês, ao governador Silval Barbosa. A posse do eleito será no dia 2 de janeiro de 2011.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://arenapolisnews.com.br/noticia/81331/visualizar/