Arenápolis News - arenapolisnews.com.br
Cidades
Sexta - 12 de Novembro de 2010 às 09:05
Por: José Lucio Junqueira

    Imprimir


Há cerca de 40 dias, três casos de malaria foram registrados em Alta Floresta. 2 destes casos foram na área urbana da cidade, no bairro Boa Nova, e o terceiro na Vila Nova, mas neste caso, a pessoa havia se deslocado para pescarias em beiras de rio e acabou contraindo essa malaria na zona rural. Apesar disso,  o gerente de Vigilância Ambiental tranquilizou a população.

 “A malaria é uma doença infecciosa transmitida pela picada do mosquito Anopheles, de hábito noturno. Nós tomamos medidas de segurança para o combate da malaria, e após 30 dias nenhuma suspeita foi encontrada. Podemos afirmar que combatemos a malaria, não tem motivo de preocupação” -  falou Claudiomiro Vieira.

As medidas tomadas foram: Busca ativa, que consiste na realização de exames em todos os casos suspeitos. Orientação de casa em casa, em todo setor onde a malaria se manifestou. Controles químicos foram feitas três etapas de borrifação para combate do mosquito. O tratamento, as pessoas que contraíram a doença deram inicio imediato ao tratamento para deixar de ser hospedeiro da malaria. E por ultimo o monitoramento da área por trinta dias.

O gerente de Vigilância Ambiental orienta a população para qualquer caso de suspeita de malaria, procurar o escritório da vigilância para realização de exame. Este exame é feito lá mesmo e não precisa de encaminhamento medico.

 






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://arenapolisnews.com.br/noticia/81265/visualizar/