Arenápolis News - arenapolisnews.com.br
Internacional
Sábado - 13 de Novembro de 2010 às 06:12

    Imprimir


Ao menos 67 pessoas ficaram feridas neste sábado em um bombardeio do Exército sudanês contra posições dos rebeldes de Darfur na vizinha província de Kurdufan, no oeste do Sudão.

Segundo um comunicado do porta-voz do Exército sudanês Al Sawami Khaled, o bombardeio ocorreu no sul de Kurdufan quando insurgentes do Movimento de Justiça e Igualdade (MJI) tentavam fugir para a região autônoma do sul do Sudão.

Khaled denunciou que as autoridades do sul oferecem asilo aos rebeldes de Darfur, uma prática que o Exército sudanês considera "um empecilho" para o cumprimento dos acordos de paz.

Por outro lado, o porta-voz do Exército do sul do Sudão, Felipe Banyanuk, afirmou em outro comunicado que as Forças Armadas sudanesas haviam bombardeado áreas da região autônoma por engano.

Embora não tenha precisado o número, Banyanuk confirmou que há vários feridos e explicou que o Exército central entrou na província sulista de Bahr al Ghazal, que faz fronteira com com Darfur, quando perseguia os rebeldes do MJI.

O conflito em Darfur já causou pelo menos 300 mil mortes desde seu início em 2003 e obrigou 2,7 milhões de pessoas a abandonarem suas comunidades, segundo dados das Nações Unidas.

Nos últimos meses a tensão entre o norte e o sul do Sudão aumentou por conta da proximidade do referendo de autodeterminação da região autônoma, cuja data está marcada para o próximo dia 9 de janeiro.
 





Fonte: DA EFE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://arenapolisnews.com.br/noticia/81163/visualizar/