Arenápolis News - arenapolisnews.com.br
Política
Segunda - 15 de Novembro de 2010 às 15:26
Por: Romilson Dourado

    Imprimir


O Vale do São Lourenço, composto de cinco municípios que somam 63 mil eleitores, não conseguiu eleger um deputado estadual, a exemplo do Araguaia. Seu último porta-voz no Legislativo mato-grossense foi o empresário Isaias Borges Rezende, no final da década de 1970, quando o velho MDB elegeu quatro na época, sendo eles Dante de Oliveira, Márcio Lacerda, Paulo Nogueira e Isaias, que era dono do Café Rezende em Jaciara, exerceu um mandato e hoje mora em Cuiabá.

Neste pleito, uma das apostas da região foi o ex-prefeito jaciarense Valdizete Nogueira (PP). Os 15.399 votos obtidos colocaram ele na terceira suplência, atrás dos vereadores Luizinho Magalhães, de Primavera do Leste, e do presidente da Capital de Cuiabá Deucimar Silva. O problema é que a campanha do chamado "voto útil", aquela que sugere ao eleitor votar em candidatos locais, valeu mais para Valdizete, que teve 7.399 votos no município. Como ele fez uma campanha "colada" na do governador e candidato à reeleição Silval Barbosa, o peemedebista obteve um universo de votos similar ao de Valdizete junto aos jaciarenses: 7.369.

Fora a votação atribuída a Valdizete, a "pulverização" foi tanta em Jaciara, com 20 mil eleitores, que 102 candidatos a estadual tiveram votos no município. Também integram o Vale São Lourenço Juscimeira, com cerca de 8 mil eleitores cadastrados, Dom Aquino (8,6 mil), São Pedro da Cipa (5 mil) e Campo Verde (23 mil).

O segundo mais votado em Jaciara foi o presidente da Assembleia, deputado Mauro Savi, que teve 649, seguido do vereador do município Cloves Pereira (PSB), com 630. No começo da campanha, Cloves contava com apoio do prefeito Max Russi (PR), que depois passou a fazer campanha para Gilmar Fabris (DEM) e Savi. A boa votação alcançada por Valdizete, embora não tenha sido eleito, é um sinal de que a gestão Max não conta com respaldo popular porque os candidatos dos quais ele se identificou como principal cabo eleitoral não superaram em votos o ex-prefeito, seu adversário político.

Valdizete foi vereador (93/96) pelo PMDB, prefeito (2001/2004) pelo PSDB e derrotado duas vezes para prefeito e agora para estadual. Ele comemora o fato de ter sido o únido candidato a alcançar proporcionalmente 55,1% dos votos válidos em um município na corrida à vaga na Assembleia e também ter contribuído para Silval "arrancar" quase 8 mil votos, enquanto Mauro Mendes (PSB) teve 4.375 e, Wilson Santos (PSDB), 2.050. Já para a Câmara Federal, o campeão de votos em Jaciara foi Wellington Fagundes (PR), com 5.127, seguido do também federal reeleito Valtenir Pereira (PSB), com 1.574, e do peemedebista Victório Galli, com 1.148. Veja mais detalhes no quadro abaixo.
 





Fonte: RD News

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://arenapolisnews.com.br/noticia/80947/visualizar/