A mato-grossense derrotou uma representante do Brasil no Mundial Universitário.
Estudante de MT vence a disputas de xadrez nos Jogos Universitários
A estudante da Universidade Federal de Mato Grosso, a cuiabana Ana Vitória Rothebarth, conquistou o título do xadrez nas Olimpíadas Universitárias - JUBs 2010. No masculino o primeiro lugar foi de Giovanni Vescovi, da Universidade Paulista (Unip/SP). A disputa foi neste domingo, dia 14, em Blumenau (SC). Os enxadristas tiveram 100% de aproveitamento no torneio que reuniu cerca de 80 atletas.
Na última rodada do torneio, Ana Vitória derrotou Líria Garcia (USP/SP), representante do Brasil no Mundial Universitário de Xadrez 2010, e garantiu a medalha de ouro em sua estreia nas Olimpíadas Universitárias JUBs. "Esta é minha primeira Olimpíadas Universitárias JUBs. Disputei seis anos as Olimpíadas Escolares e em todas as edições estive no pódio. Aqui, como competimos com jogadores mais velhos e experientes, a disputa foi mais puxada. Fico muito feliz por esta medalha e espero ficar também sempre nos pódios das Olimpíadas Universitárias JUBs", conta Ana Vitória, aluna do curso de Engenharia Sanitária e Ambiental da Universidade Federal de Mato Grosso.
A atleta, que começou a jogar aos 10 anos de idade, é vice-campeã brasileira e já soma 2.010 pontos no ranking da Federação Internacional de Xadrez. "Atualmente a internet auxilia muito nos treinos e consigo fazer um intercâmbio com meu técnico, em São Paulo, e competidores no mundo todo".
Cintia Rocha Leão (UNIPAR/PR) e Amanda de Mello (Univille/SC) completaram o pódio feminino do torneio individual de xadrez. A Unip (SP) levou o título de campeã geral na disputa por Instituição de Ensino Superior (IES) seguida por Furb (SC) e UFMS (MS).
Na disputa masculina, o campeão individual foi Giovanni Vescovi que garantiu o segundo título nas Olimpíadas Universitárias JUBs 2005 e 2010. Paulo Barbosa (UFCG/PB) e Máximo de Macedo (FARN/RN) ficaram com as segunda e terceira colocações. Na classificação masculina por IES, troféu de campeã para a UFSC (SC), seguida por UFRN (RN) e UFAM (AM).
O enxadrista paulista, grande mestre pela Federação Internacional de Xadrez, é hexacampeão brasileiro e confirmou o favoritismo em Blumenau.
"Tivemos 20 atletas na chave masculina e oito na disputa feminina com ranking na Federação Internacional de Xadrez. São nomes experientes e temos aqui um palco de interação entre os praticantes. Além disso, as Olimpíadas Universitárias são espaço de observação e monitoramento dos atletas para as convocações da Universíade de 2011, na China", disse Renato Gino, coordenador de xadrez das Olimpíadas Universitárias JUBs.
Comentários