Casal britânico libertado por piratas somalis chega ao Reino Unido
O casal foi solto no domingo, e chegou ao aeroporto internacional de Heathrow, em Londres, por volta das 18h44 locais desta terça-feira, em um voo da Virgin Atlantic vindo de Nairóbi.
A libertação do casal pôs fim a um das situações mais dramáticas com reféns desde que os ataques piratas começaram no leste da África.
Khalil Senosi/AP |
Paul e Rachel Chandler acenam de volta ao Reino Unido; casal britânico foi solto no domingo |
Os dois pareciam cansados ao sair da aeronave em direção a um carro, que os esperava na pista de pouso.
Os Chandlers foram entregues a funcionários do governo da Somália depois de supostamente pagarem quase R$1,8 milhão pelo resgate. No cativeiro, os sequestradores haviam pedido cerca de R$4 milhões.
Mais de cem dias após o sequestro, foi enviado um video em que os britânicos contavam as crueldades que sofriam com os piratas, sem poder ver um ao outro.
O casal foi libertado por piratas somali no domingo. Os piratas raptaram os aposentados Paul e Rachel Chandler em 23 de outubro do ano passado, após terem tomado o iate em que eles estavam no oceano Índico, no litoral das ilhas Seychelles.
Piratas somali sequestram com frequência navios mercantes, levam as embarcações às cidades costeiras que controlam e exigem o pagamento de resgate para liberá-los, em valores que chegam aos milhões de dólares. O negócio lucrativo continua apesar das patrulhas navais internacionais.
Segundo o Conselho Marítimo Internacional, piratas somalis foram responsáveis por 35 dos 39 sequestros de navios nos primeiros nove meses deste ano, o maior número de embarcações interceptadas em cinco anos
Comentários