Um filhote de tigre escapou da coleira no bairro Belvedere, na região centro-sul de Belo Horizonte, nesta terça-feira (17). Segundo uma pessoa que encontrou o animal pelo caminho e enviou um vídeo para o VC no MGTV, o felino teria roído a coleira e fugido pela garagem da casa do dono.
Moradores tiveram dificuldades para capturar o animal, que parecia brincar com quem estava em volta. De acordo com a mulher do dono do tigre, a família tem autorização para cuidar do animal, o que foi confirmado pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).
De acordo com o Ibama, para que uma pessoa possa ter animais silvestres é necessário obter uma autorização do órgão ambiental competente. O instituto informou que, em Belo Horizonte, uma lei proíbe, nos limites da área urbana do município, a criação e a manutenção desses animais. A mulher explicou que o animal é criado num sítio na região central de Minas e foi trazido para a capital para ser levado ao veterinário.
De acordo com o Ibama, caso alguma pessoa seja flagrada com animais silvestres sem a devida autorização, receberá uma multa que poderá ser de R$ 500 a R$ 5 mil. Caso o animal esteja em alguma lista de ameaçados de extinção, o dono vai responder administrativamente ao Ibama e criminalmente à Justiça.
Comentários