Projeto leva famílias às escolas de Nortelândia
O projeto Família Escola realizado pela prefeitura municipal de Nortelândia, através da Secretaria Municipal de Educação, está atraindo as famílias para o ambiente escolar como forma de estreitar o relacionamento com os pais e parentes dos alunos.
O evento teve inicio no último dia 05 de Novembro e será concluído no inicio do mês de Dezembro, quando terá percorrido todas as escolas municipais e estaduais, oportunidade em que são apresentados os trabalhos desenvolvidos pelos professores junto com os alunos, entre outras atividades.
A Secretária Municipal de Educação Marlene Júlia Scarpat, disse que um dos objetivos é formar uma equipe capaz de transformar os índices educacionais e criar uma espécie de diálogo permanente entres profissionais da educação, alunos e seus familiares, como forma de melhorar o ensino aprendizagem e a relação entre ambos. “ É de fundamental importância que ambas sigam os mesmos princípios e critérios do planejamento escolar, bem como a mesma direção, o mesmo caminho em relação aos objetivos que desejamos ver atingidos” destacou a titular da pasta.
O prefeito municipal Neurilan Fraga também falou da importância do projeto para o setor educacional, ressaltando que todos possuem o mesmo objetivo e que é justo esta unidade na busca por resultados cada vez melhores. “Cada uma deve fazer sua parte nessa engrenagem, para que atinjamos o caminho do sucesso, que visa conduzir crianças e jovens a um futuro cada vez melhor” frisou o prefeito.
Para os organizadores, o ideal é que a família e a escola tracem as mesmas metas de forma simultânea, fazendo com que o estudante sinta uma segurança na aprendizagem de maneira que venha surja cidadãos críticos capazes de discutir e provocar discussões importantes para a comunidade como um todo, enfrentando as complexidades de situações que surgem no dia-a-dia da sociedade moderna e colaborem com seu aprendizado e senso de justiça. .
Para os professores engajados nesta campanha, existem diversas formas de contribuir, que tanto a família quanto a escola podem dispor em beneficio de ambos, garantindo desenvolvimento pleno aos seus filhos, que consequentemente alunos. O importante é conhecer o ambiente onde o seu filho estuda e principalmente as pessoas com quem eles convivem grande parte de seu dia e de sua vida.
Consta na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional e no Estatuto da Criança e do Adolescente, que os pais têm direito a ter ciência do processo pedagógico, bem como de participar da definição das propostas educacionais, e de todo o desenvolvimento de gestão e pedagógico da escola. No mês de Novembro cada escola escolhe um dia para apresentar aos pais, as demais escolas do município, autoridades e comunidade em geral a proposta pedagógica da escola, os projetos pedagógicos e institucionais, enfim todas as ações sejam educacionais, culturais, sociais e esportistas desenvolvidas durante o ano.
Já foram realizados os projetos nas escolas estaduais Idalina de Farias e Emanuel Pinheiro, na Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais (APE) e Escola Municipal Júlio Praxede Duarte. Veja a programação para os próximos dias:
19/11/2010 – EM”Caetano Dias Filho”
26/11/2010 – Creche Escolar Ulisses Guimarães
03/12/2010 – EE”Des.Olegário M.Barros”
Comentários