Arenápolis News - arenapolisnews.com.br
Cidades
Quarta - 25 de Setembro de 2013 às 01:21

    Imprimir


Comércio fechado, cidade interditada, casas das lideranças dos retireiros incendiadas. Está instalado mais um conflito de terra, anunciado há mais de 10 anos, em Luciara, cidade localizada às margens do Rio Araguaia, a 1.180 quilômetros de Cuiabá. Parece que, mais uma vez, o Governo vai esperar que aconteçam as mortes de trabalhadores/as que defendem sua terra para que tome uma atitude. Pessoas estão sendo ameaçadas! Vidas poderão ser ceifadas.

Nos últimos dias as lideranças dos Retireiros e os apoiadores do movimento que luta para que o Estado Brasileiro reconheça a identidade e a territorialidade dos retireiros/as vem sofrendo diversos tipos de ameaças, perseguições e até tentativas de homicídio. A luta é pela construção da territorialidade de comunidades tradicionais e primárias que vivem nas margens alagadas do Rio Araguaia, especificamente em Luciara há quase um século.

A cidade já foi sitiada por forças reacionárias (associação de fazendeiros e apoiadores) movida pelo ódio e pela intolerância. Fundamentalmente, porque tramita no Instituto Chico Mendes de Biodiversidade (ICMBio) um processo de instituição de uma Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS), no qual a área envolvida visa constituir área territorial para os Retireiros do Araguaia.

A insegurança está instalada em Luciara, diante dos seguintes fatos:

1. Os Fazendeiros fecharam as vias de acesso ao município por terra, ar e água em função de um grupo de pesquisadores da UFMT estarem se dirigindo para Luciara com o objetivo de construir com Retireiros uma cartografia social. O ônibus que transportava os pesquisadores foi obrigado a retornar e foi escoltado por homens armados por 180 km.

2. Utilizando de instrumentos de pressão e caos buscam intimidar todos aqueles que são favoráveis à criação da RDS.

3. O Líder dos Retireiros Sr. Ruben Sales está sitiado em sua casa, sem proteção do Estado Brasileiro e homens encapuzados tentaram incendiar sua residência.

4. Os retiros (casas dos Retireiros) de dois companheiros foram incendiados.

5. Na madrugada de segunda-feira (23/09) atiraram duas vezes na porta da casa do Professor José
Raimundo, líder pastoral e dirigente local do Sintep/Luciara.

CADÊ O PODER DE POLÍCIA DO ESTADO DE MT? CADÊ A ATUAÇÃO DA POLÍCIA FEDERAL? Até quando teremos que assistir o Estado Absoluto e de Exceção do poder econômico do Agronegócio e da Agropecuária imperar sob os direitos humanos e o respeito à vida dos/as trabalhadores/as?
Nesse sentido, o Sindicato dos Trabalhadores da Educação de Mato Grosso (SINTEP/MT) vem a público repudiar a omissão dos Poderes Públicos e cobra medidas cabíveis e imediatas providências da Secretaria Estadual de Segurança Pública e dos poderes públicos de Mato Grosso, já que até a presente data, não houve por parte do Estado nenhuma garantia a segurança dos Retireiros.
 






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://arenapolisnews.com.br/noticia/8056/visualizar/