Audiência Pública vai discutir o Plano de Mobilidade Urbana em Cuiabá
A apresentação do Plano de Mobilidade Urbana da Região Metropolitana de Cuiabá vai acontecer nesta sexta-feira durante uma audiência pública.
O planejamento das ações que preparam a Grande Cuiabá para a Copa de 2014 incluiu propostas para o novo sistema de transporte coletivo (que agrega os corredores exclusivos para ônibus - BRTs) e várias intervenções viárias nos principais corredores de tráfego de Cuiabá e Várzea Grande (viadutos, trincheiras, pontes, duplicação de pistas e pavimentação de ruas).
Durante a audiência pública que acontece a partir das 9 horas no auditório Licínio Monteiro da Assembleia Legislativa (CPA), os representantes da sociedade organizada poderão conhecer em detalhes e se manifestar sobre os projetos de mobilidade urbana.
Conheça as principais intervenções previstas:
1- BRT CPA – AEROPORTO - Corredor Estrutural de Transporte Coletivo e Corredor Viário. Estabelece a principal ligação de transporte coletivo e viária entre o aeroporto, a área central de Cuiabá, a região hoteleira e o Centro Político Administrativo do Estado. É também o principal eixo de demanda de viagens entre Várzea Grande e Cuiabá e entre a região Nordeste de Cuiabá , com elevada população e o centro da cidade. Extensão: 15,2 km;
2- BRT COXIPÓ – CENTRO - Corredor Estrutural de Transporte Coletivo e Corredor Viário. Estabelece uma ligação importante de transporte coletivo da região Sudeste de Cuiabá (Coxipó) com elevada população, até a área central, e por conexão nesta região, com o BRT “CPA – AEROPORTO”. Este corredor também atende parte da rede hospitalar e hoteleira de Cuiabá. Trata-se do principal acesso da cidade por demanda proveniente das regiões centro-oeste, sudeste e sul.Extensão: 7,3km
3. Corredor “MIGUEL SUTIL – DOM ORLANDO CHAVES” - Corredor de Transporte Coletivo e Corredor Viário. É a principal via perimetral da região, interligando todos os eixos radiais, e oferecendo acesso à Arena dos Jogos da Copa 2014, à Rodoviária e, por conexão com os BRT’s “CPA – AEROPORTO” e “COXIPÓ – CENTRO”, com todos os demais locais servidos por estes eixos de transporte, especialmente o Aeroporto.
4. Corredor “MÁRIO ANDREAZA – CIRÍACO CÂNDIA”. Corredor de Transporte Coletivo e Corredor Viário. Interliga as rodovias BR 163, BR 364 e BR 070 com Várzea Grande e Cuiabá, em uma ligação direta com a Arena dos Jogos, Centro de Treinamento e com o Corredor da Miguel Sutil, oferecendo acesso à toda a região.
5. Corredor “ESTRADA DA GUARITA” - Corredor de Transporte Coletivo e Corredor Viário. Estabelece uma ligação direta da área central de Várzea Grande e do aeroporto com a Arena dos Jogos, mediante articulação com o Corredor Mário Andreazza.
6. Corredor “AVENIDA 08 DE ABRIL”. Corredor Viário. Oferecerá melhor nível de serviço nas operações de chegada e saída da Arena durante os jogos, com tratamento dos pontos de conflito existentes, para demanda proveniente do Corredor Miguel Sutil e centro de Cuiabá.
Estes corredores receberão várias intervenções, dependendo da necessidade, como implantação de viadutos, alargamentos de pista, trincheiras e trevos.
Comentários