Audiência pública discute problemas na saúde pública do município de Vila Rica
Para discutir os problemas enfrentados pela saúde pública no município de Vila Rica, o Ministério Público Estadual (MPE), por meio da Promotoria de Justiça da cidade, promoveu, nesta quarta-feira (17.11), uma audiência pública. O evento contou com a presença do prefeito municipal, Naftaly Calisto da Silva, o presidente da Câmara de Vereadores, Gilnei Antônio Momo, além de profissionais de saúde, entidades de classe e usuários do sistema de saúde. A audiência ocorreu na sede do Sindicado Rural do município.
De acordo com o promotor de Justiça João Batista de Oliveira, a audiência foi motivada pela constatação de diversos problemas na área de saúde. “Faltam médicos, equipamentos e estrutura adequada para recepcionar os destinatários dos serviços. Além disso, existem problemas relacionados à regulação de pacientes que necessitam de atenção de média e alta complexidade”, ressaltou o membro do Ministério Público.
Durante a audiência, o promotor apresentou os problemas que foram constatados durante procedimento preparatório e, em seguida, houve a participação das autoridades e da população em geral. Ao final, houve o consenso de que as principais questões poderiam ser sanadas por meio da contratação de médicos, treinamento de servidores, reforma das unidades, reuniões com o Consórcio Intermunicipal para otimizar o atendimento, aquisição de equipamentos básicos para dar suporte aos profissionais, entre outros.
“O prefeito municipal se comprometeu em assinar um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) com o Ministério Público para colocar em prática as sugestões apontadas. Em breve, de posse da lista de equipamentos e demais dados, a Promotoria de Justiça firmará o acordo com a administração pública. Dessa forma, iremos garantir melhoria no atendimento destinado à população”, afirmou.
Comentários