Arenápolis News - arenapolisnews.com.br
Internacional
Sábado - 20 de Novembro de 2010 às 18:45

    Imprimir


O presidente russo, Dimitri Medvedev, pediu neste sábado ao Senado americano que demonstre "responsabilidade", ratificando o tratado russo-americano de desarmamento nuclear START.

"Espero que os legisladores americanos demonstrem uma percepção responsável", declarou Medvedev, considerando que a não ratificação do tratado START pelos Estados Unidos "seria uma vergonha".

Em abril, os presidentes dos EUA e Rússia assinaram o novo Tratado de Redução de Armas Estratégicas (Start, na sigla em inglês), estabelecendo que os arsenais de ambos os lados deve ser reduzido para um total de ogivas variando entre 1.500 e 1.675. O tratado deve ser aprovado pelo Senado americano e pela Duma, a Câmara baixa do Parlamento russo, antes de entrar em vigor.

"Atuaremos de forma recíproca, em função do que ocorrer nos Estados Unidos", advertiu durante uma coletiva de imprensa ao término de uma cúpula em Lisboa com os dirigentes da Otan.

Pouco antes, o presidente americano, Barack Obama, garantiu ter obtido um "amplo apoio" de seus aliados da Otan para a ratificação do tratado, "elemento essencial para a segurança europeia e americana".

IMPASSE

A Casa Branca quer que o acordo seja aprovado antes do ano que vem, quando a maioria democrata no Senado vai encolher. Os democratas perderam várias cadeiras no Senado para os republicanos nas eleições de 2 de novembro, além de cederem também a maioria na Câmara dos Representantes.

Para a aprovação do Start, assinado por ambos os presidentes em abril passado em Praga, são necessários os votos favoráveis de 67 das 100 cadeiras do Senado dos EUA.

Até agora, o Partido Democrata liderado por Obama contava com 59 cadeiras, mas a vitória republicana nas legislativas do dia 2 supõe que na nova legislatura terá apenas 53, o que complicaria muito as possibilidades de ratificação do tratado, fruto mais importante obtido por Obama até agora no âmbito da política externa.

Como uma grande parte dos republicanos no Senado bloqueiam a ratificação do novo tratado START, Obama esforça-se para convencer um grupo de republicanos reticentes para que votem a favor deste texto antes do final do ano.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://arenapolisnews.com.br/noticia/80338/visualizar/