Silval lança o Sema Virtual para auxiliar o cidadão
O governador Silval Barbosa lança nesta quarta-feira (25) no Palácio Paiaguás, um novo conceito de gestão, o Sema Virtual - Sistema de Atendimento Eletrônico ao Cidadão, com um novo serviço aos usuários, o e-S@C (Serviço de Atendimento Eletrônico ao Cidadão). O Sema Virtual é desenvolvido pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema/MT) e irá englobar vários serviços que se encontram em desenvolvimento, e traz como conceito a organização virtual com o objetivo de facilitar a relação do órgão com o cidadão.
O novo instrumento tecnológico permitirá, nessa primeira fase, o protocolo e o fluxo de documentos pertinentes aos processos relacionados à Superintendência de Gestão Florestal (SGF), onde se concentram as maiores demandas do órgão, com atendimento aos proprietários de imóveis rurais e responsáveis técnicos que atuam com a regularização ambiental e licenciamento de atividades em imóveis rurais.
De acordo com o secretário de Estado do Meio Ambiente, José Lacerda, em breve o serviço se estenderá a outros setores da Sema. “Nossa intenção é otimizar as ações de tramitação e análise dos processos protocolados no órgão, facilitando o acesso da sociedade aos serviços prestados pelo órgão, com maior agilidade, qualidade e transparência”.
Por meio de um certificado digital, os usuários deverão solicitar ao órgão ambiental o seu cadastramento no sistema. Com login e senha de acesso poderão usufruir de funcionalidades como o envio de processos, atendimento de solicitações de forma totalmente digital e, upload de documentos em formato PDF que deverão ser digitalizados conforme os roteiros orientativos em fase de elaboração e que serão disponibilizados no portal do órgão.
Após a análise, os técnicos da Sema irão anexar aos processos eletrônicos os documentos das rotinas administrativas e análises realizadas, podendo as informações serem consultadas instantaneamente pelos usuários externos. “Todos os documentos digitalizados, sejam eles enviados pelos usuários externos ou produzidos pelos técnicos da Sema, serão assinados digitalmente garantindo a segurança e responsabilidade sobre as informações contidas nos processos eletrônicos”, explicou José Lacerda, lembrando que nessa primeira fase, será facultativo ao público alvo efetuar o protocolo eletrônico dos processos.
Entre as vantagens do novo sistema, além do avanço que o instrumento representa para a gestão ambiental em Mato Grosso, estão a facilidade de acesso aos serviços, a maior eficiência no relacionamento entre o usuário externo e o órgão ambiental e a segurança do processo, pois todos os documentos serão assinados digitalmente, eliminando a possibilidade de perdas ou extravios.
Durante a solenidade de lançamento será assinado um termo de cooperação técnica com as entidades de classe, usuárias dos serviços do órgão. (Com Sema/MT)
Comentários