Arenápolis News - arenapolisnews.com.br
Cidades
Domingo - 21 de Novembro de 2010 às 12:55

    Imprimir


Em Em Santa Catarina, uma escola ensina crianças de um jeito diferente: sobre as ondas do mar, mais de 20 mil estudantes da rede pública já aprenderam o que podem fazer para reduzir a poluição do planeta.

A aula de hoje vai ser assim: “Bem mais divertida do que na sala, porque a gente vai aprender bem mais, porque vai ser uma aula ao ar livre”, contou um aluno.

Esta é uma escola diferente, que navega pelas águas de São José, um município vizinho de Florianópolis.

“Na sala de aula, é só um quadrado bem grande onde a professora explica. Aqui, já é um barco, onde a gente está na natureza”, disse um aluno.

Uma das primeiras lições está na fazenda de ostras: as crianças descobrem que elas precisam de água limpa para crescer. “Ela vai estar filtrando, na água, o oxigênio e o alimento dela”, esclarece um professor.

No barco, as crianças têm a oportunidade de ver como o meio ambiente sofre quando não há preservação. Lá, a gente observa o que sobrou da vegetação de um mangue que foi destruído pela ocupação humana.

“Esse mangue se estendia há mais ou menos dois quilômetros nesta faixa da paria. Hoje, se resume a apenas 50 metros”, informou uma professora.

No encontro das águas dos rios e do mar, as crianças descobrem que podem ajudar a mudar o rumo desta história.

“A gente não pode jogar lixo, nada, no rio, na rua. A chuva cai, leva para o bueiro, do bueiro vai para o rio, do rio vai para o mar e polui tudo”, explicou um aluno.

“Eles não vão esquecer jamais esta vivência. Eles vão passar pelos livros didáticos e vão estar sempre lembrando destes pontos aqui”, disse uma professora.
 





Fonte: DO G1

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://arenapolisnews.com.br/noticia/80301/visualizar/