Arenápolis News - arenapolisnews.com.br
Política
Domingo - 21 de Novembro de 2010 às 13:16
Por: Bruno Garcia

    Imprimir


MidiaNews
Partidos iniciam aquecimento pela disputa eleitoral
Partidos iniciam aquecimento pela disputa eleitoral

As primeiras movimentações para disputa pela Prefeitura de Cuiabá, em 2012, já começaram. Pelos indicativos e conversações, existe a possibilidade de manutenção dos quadros que disputaram o Governo do Estado, nas eleições de outubro passado. Com isso, a tendência é que de quatro grupos entrem na corrida pelo Palácio Alencastro.

Reeleito, o governador Silval Barbosa (PMDB) deverá ser uma espécie de "fiel da balança" no processo, considerando a expressividade de sua base de sustentação, que possui três partidos com quadros viáveis para encarar a disputa eleitoral.

O destaque ficaria por conta do PR, que, no entanto, tem na cola nomes fortes no PT e a força da máquina estadual com o próprio PMDB de Silval. A tendência é de que os três partidos caminhem juntos nas eleições de 2012.

Os republicanos emitem sinais de que enfrentarão um conflito interno pela decisão de um possível pré-candidato. O nome mais cotado, hoje, é do primeiro-secretário da Assembléia Legislativa, deputado Sérgio Ricardo. O político deve ocupar lugar de destaque na próxima formação da Mesa Diretora da AL, inclusive, com possibilidade de retornar à presidência.

Correndo por fora, está o vereador por Cuiabá, Francisco Vuolo (PR), que foi barrado da disputa à Assembléia Legislativa. Ele coordenou a campanha de Silval na Capital. Vuolo encontra-se em seu segundo mandato e tem o nome cogitado para assumir a Secretaria Estadual de Cultura. Nos bastidores, ele não descarta a possibilidade de concorrer à Prefeitura.

O PT tem nomes fortes, como os da senadora Serys Slhessarenko e o do deputado estadual Alexandre César. Em um plano inferior, está o deputado federal Carlos Abicalil, mas ele perdeu até para o Procurador Mauro (PSOL), em Cuiabá, na dsputa pelo Senado. A tendência é de que os petistas se aliem a um dos nomes que contarem com apoio do governador. Todavia, Serys e Alexandre devem colocar seus nomes na disputa.

O PMDB, atualmente, não possui um nome forte na disputa. Na esfera municipal, o partido tem como liderança emergente o vereador Domingos Sávio, que deverá enfrentar dificuldades até para uma reeleição. Um dos nomes fortes do partido em Cuiabá, o ex-vereador Lutero Ponce, foi cassado.

Pela reeleição

O PSDB, que governou Cuiabá nas últimas décadas, apesar de ter nomes fortes, como o ex-prefeito Wilson Santos, a deputada federal Thelma de Oliveira, o deputado estadual Guilherme Maluf e o ex-senador Antero Paes de Barros, não deve lançar candidato.

O ex-prefeito Wilson, conforme a legislação eleitoral, está impedido de disputar o cargo (ele exerceu quase a metade do segundo mandato, para o qual foi reeleito em 2008). Os tucanos devem apoiar um possível projeto de reeleição do prefeito Chico Galindo (PTB).

Também deve apoiar o projeto de Chico Galindo o DEM, partido que não possui tradição nas disputas em Cuiabá. A legenda não possui sequer um vereador eleito, e a ultima vez em que disputou a Prefeitura da Capital, ainda como PFL, foi com a candidatura do ex-deputado Emanuel Pinheiro (no PR), que teve um desempenho pífio.

Nesse contexto, o PTB entra fortalecido e, dependendo da atuação de Chico Galindo, pode viabilizar o projeto de disputar a reeleição. Galindo tem pela frente o desafio de mostrar aos cuiabanos uma gestão de resultados. Até o momento, ele ainda não ganhou identidade e vem fazendo uma administração apagada e de pouquíssimos resultados práticos. O grande vilão de Galindo pode ser sua própria gestão.

Oposição

No denominado bloco de oposição, o empresário Mauro Mendes (PSB), novamente, deve disputar a eleição. Em 2008, ele estreou pelo PR: com apoio do então governador Blairo Maggi (PR), chegou ao segundo turno, mas foi derrotado pelo tucano Wilson Santos.

A questão é se Mauro sairá candidato pelo PSB ou mudará de partido. Especulações dão conta que ele já estaria de malas prontas para ingressar no PDT.

Mauro enfrentaria resistência no PSB, uma vez que o presidente regional do partido, deputado federal reeleito Valtenir Pereira, que também concorreu à Prefeitura em 2008, demonstraria intenção de entrar novamente no pleito. Desta forma, frustraria os projetos de Mauro Mendes.

O clima no PDT, porém, é que o partido lance o senador eleito Pedro Taques para disputar a Prefeitura de Cuiabá.

Nanico

O PSOL deve lançar o Procurador Mauro para disputar o pleito. Na última eleição, ele disputou para o senador e, em 2008, concorreu à Prefeitura de Cuiabá.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://arenapolisnews.com.br/noticia/80299/visualizar/