Arenápolis News - arenapolisnews.com.br
Política
Quinta - 25 de Novembro de 2010 às 07:37
Por: Sonia Fiori

    Imprimir


Presidente do PPS, Percival Muniz participa amanhã, em Brasília, de encontro da Executiva nacional do partido que poderá gerar mudanças drásticas na legenda. A reunião ampliada contará com participação do presidente da direção nacional, Roberto Freire, e dos dirigentes do partido nos estados. Sob o comando de Freire, a sigla avalia não apenas a formação de blocos no Congresso Nacional, mas também possível fusão com os tucanos e ainda a construção de um novo partido.

Secretário-geral do diretório regional, Antônio Carlos Máximo disse que é preciso analisar com extrema cautela o tema. Segundo ele, a instituição da fusão entre partidos como o PPS e o PSDB poderia gerar resultados não tão satisfatórios. “Existe uma tendência de em uma fusão saírem com melhores resultados os partidos maiores. Por isso, entendo que a questão da criação de um novo partido deve ser analisada com profundidade, porque poderia trazer melhores resultados”, ponderou. Ele também fará parte dos debates em Brasília.

A formação de blocos político no Congresso Nacional é vista com certa simpatia pelo presidente Roberto Freire. Recentemente, em entrevista por telefone ao Diário, ele praticamente entendeu ter pouca abertura o projeto para fusão com o PSDB. Mas também acentuou entendimento de que o tema deve ser posto em debate na legenda.

Carlos Máximo lembrou ainda que outra barreira para a fusão entre as legendas estaria ligada à legislação eleitoral pertinente à fidelidade partidária. Resolução do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) prevê regras rígidas em relação ao tema.

Com a criação de um novo partido, siglas que tiveram redução nas representações de bancada na Câmara Federal encontrariam via sólida para se fortalecer, sem ter que pagar o ônus da infidelidade partidária.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://arenapolisnews.com.br/noticia/79879/visualizar/