Arenápolis News - arenapolisnews.com.br
Cidades
Quarta - 25 de Setembro de 2013 às 20:29

    Imprimir


O deputado federal Homero Pereira (PSD) decidiu pedir aposentadoria à Câmara Federal para prosseguir em seu tratamento contra um câncer. A decisão foi divulgada nesta quarta-feira (25) após recomendação dos médicos. Homero descobriu um carcinoma no início do ano e já em fevereiro se licenciou da atuação no Congresso para tratar do tumor.


Deputado deve retornar a São Paulo para início de tratamento na próxima semana. (Foto: Edson Rodrigues / Secom-MT)

Deputado federal por Mato Grosso Homero Pereira
(PSD). (Foto: Edson Rodrigues / Secom-MT)

Segundo a nota emitida pela assessoria de imprensa do parlamentar, desde a ausência na Câmara Federal ele enfrentou 15 sessões consecutivas de quimioterapia e ainda teve de passar por uma cirurgia de retirada integral do estômago, órgão afetado pelo tumor.

A doença havia sido descoberta num exame médico de rotina, mas não foi a primeira vez que Homero, de 57 anos de idade, se viu diante dela: cerca de 20 anos antes ele já havia se submetido a um tratamento de câncer na garganta.

Após a retirada do estômago em junho deste ano, as funções do órgão passaram a ser desempenhadas com parte reconstruída do tecido do duodeno (localizado logo abaixo do estômago, ligado ao intestino) e a dieta do parlamentar teve de ser radicalmente transformada.

De acordo com a nota, Homero ouviu dos médicos que precisa se dedicar exclusivamente ao tratamento da doença, por isso decidiu pedir aposentadoria da Câmara. Ele tentou evitar a medida ao máximo e prorrogou a licença do Congresso seguidas vezes, mas se viu obrigado a desistir do mandato e enfrentar o tratamento em tempo integral.

Líder da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), a maior bancada do Congesso Nacional, Homero deve ceder lugar na Câmara ao suplente Ságuas Moraes (PT), que atualmente exerce cargo de secretário de estado de Educação de Mato Grosso.

Assim que for oficializada a aposentadoria de Homero Pereira, o suplente deve ser comunicado e terá até 30 dias para tomar posse.

Trajetória
Produtor rural e técnico agropecuário, Homero Pereira entrou na política após presidir a Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato).

Foi eleito deputado federal pela primeira vez em 2006, quando obteve mais de 100 mil votos. Na eleição seguinte, conquistou um segundo mandato com 112.421 mil votos.

Na Câmara Federal, Homero atuou junto à Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural (Capadr) e do Meio Ambiente (CMA), ocupando também o posto de coordenador da bancada federal do estado e líder da FPA.





Fonte: Do G1 MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://arenapolisnews.com.br/noticia/7984/visualizar/