Medida do governo estadual é para detectar irregularidades nos cadastros. Quem não fizer o recadastramento terá o salário bloqueado em outubro.
Servidores que não se recadastraram em MT podem ficar sem salário
Os servidores estaduais de Mato Grosso têm até esta semana para realizar um recadastramento na Secretaria de Estado de Administração (SAD/MT). Mais de 12 mil profissionais não fizeram o recadastramento obrigatório e correm o risco de ficar sem salário em outubro. Quem não atualizar os dados até 30 de setembro, deve ter os salários suspensos. De acordo a Secretaria de Administração, responsável pelo recadastramento, o prazo não será prorrogado. Todos os servidores, tanto efetivos quanto comissionados, são obrigados a passar pelo procedimento.
Segundo informações da SAD, o recadastramento deve ser feito anualmente e é uma forma de manter a base de recursos humanos dos servidores públicos atualizada e evitar pagamentos de salários indevidos, como aconteceu em 2012, quando 236 servidores já mortos continuavam recebendo salário normalmente. Em 2013 outros 69 servidores que já estavam mortos também recebiam o pagamento. O último recadastramento foi feito há cinco anos.
Até o dia 30 de setembro, o recadastramento pode ser feito pelo site da SAD. Depois disso o servidor terá que comparecer ao setor de recursos humanos da secretaria onde está lotado, com todos os documentos necessários para a atualização, e encaminhar o pedido de desbloqueio do salário. O desbloqueio será imediato até o dia de fechamento da folha de pagamento do estado [geralmente feita no dia 13 de cada mês]. Após isso, o pagamento só será efetuado no mês seguinte. É recomendado guardar o Comprovante de Atualização, gerado após a inserção dos dados, para garantir o não bloqueio do salário.
Até esta semana, 33.391 funcionários concluíram o recadastramento, de um total de 45.732, o equivalente a 73%. A secretaria com maior número de funcionários, a Seduc (Secretaria de Estado de Educação) tem 68% dos servidores cadastrados. Outra pasta com grande número de servidores, mas com baixo índice de recadastramento, é a de Saúde: ainda faltam 30%. Na Polícia Militar, 77% servidores se recadastraram.
Comentários