Usina hidrelétrica de Sinop não vai a leilão este ano
A Usina Hidrelétrica de Sinop, que deve ser construída no rio Teles Pires, não vai a leilão no dia 17 de dezembro como havia divulgado a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). De acordo com a secretária adjunta de Qualidade Ambiental, Mauren Lazzaretti, não há tempo hábil para que a Secetaria Estadual de Meio Ambiente possa analisar os estudos de impacto ambiental já apresentado em audiências em Ipiranga do Norte, Cláudia, Itaúba, Sinop, que foi ontem à noite, e hoje em Sorriso. Segundo Mauren, não há previsão de quando será emitida a licença prévia, porém, poderá demorar até 4 anos para ser emitida. A previsão foi feita, ontem à noite, em Sinop, onde a Sema fez audiência pública para detalhar a obra, depois que a justiça federal havia suspendido o evento, exigindo que o Ibama também apresentasse estudos. Mas o Tribunal Regional Federal derrubou a decisão e a audiência.
Com o leilão não sendo realizado até o final do ano, a obra pode ter atraso no cronograma inicial, embora não foram mencionados prazos. A usina é uma das cinco que serão implantadas no Teles Pires. A área utilizada será de 33,700 mil hectares, sendo que 30,300 mil hectares será de área inundada. A hidrelétrica atingirá diretamente 408 famílias, o que representa cerca 1.066 pessoas, nos cinco municípios impactados pela construção. Sinop, onde ficará cerca de 60% da usina serão afetadas 323 famílias e 857 pessoas. Já em Sorriso, será 26 famílias e 67 pessoas. Em Ipiranga do Norte serão 13 famílias e 36 pessoas. Cláudia, 31 e 77, e em Itaúba 15 e 29.
Devido ao tamanho da área afetada Sinop receberá compensasão financeira (royalts) de aproximadamente R$ 1,800 milhão por ano, enquanto o município com menor impacto, Ipiranga do Norte, apenas 6%, receberá cerca de R$ 190 mil/ano. De acordo com o impacto ambiental e levantamento de fauna e flora. Na fauna foram encontrados na região 62 espécies de mamíferos não voadores, sendo que 32 estão vulneráveis, ainda não correm risco de extinção, mas devem ser monitoradas. Já os mamíferos voadores são 15. As espécies de anfíbios são 52, de reptéis são 78. Aves são 327, sendo uma espécie ameaçada de extinção. Os peixes são 75 espécies, com apenas o Jaú ameaçado. Ao todo 69 impactos foram apresentados, porém, serão implantados 26 programas para diminuí-los.
Cerca de 600 pessoas atingidas, representantes de entidades e estudantes acompanharam a audiência e fizeram vários questionamntos, principalmente sobre indenizações, o que poderá ser respondido apenas quando foi divulgado a empresa vencedora do leilão e que tocará a construção.
Conforme Só Notícias já informou, a usina terá capacidade de gerar 400 megawatts de energia elétrica. Com todas as liberações emitidas e aprovadas a licitação a construção da usina é estimada em até 4,5 anos, e de acordo com estudos da Empresa de Pesquisa Energética, gerará cerca de 3 mil empregos diretos e mais 3 mil indiretos. A barragem terá comprimento de 470 metros e altura de 52 m, com margem direita de cerca de 140 m e altura máxima de 22 m, e o lado esquerdo terá de cerca de 176 m, e altura de 30 m. O nível máximo de água será de 302 metros, com vazão de 6.702 m³/s.
Comentários