O Conselho de Defesa Sul-Americano (CDS) prevê inaugurar seu centro de estudos estratégicos em março, com sede na capital argentina, anunciou neste sábado o ministro de Defesa equatoriano, Javier Ponce, que preside o organismo.
"Esse centro vai começar a funcionar em março do ano que vem. Atrasou um pouco (a inauguração) pela morte de Néstor Kirchner (ex-presidente da Argentina)", destacou Ponce em entrevista à Agência Efe.
A morte de Kirchner, que era secretário-geral da União de Nações Sul-Americanas (Unasul), em 27 de outubro, "atrasou um pouco os planos" de pôr em funcionamento o Centro Sul-Americano de Estudos Estratégicos de Defesa (CSEED), reiterou.
Segundo ele, o centro é um dos maiores avanços que o CDS alcançou no último ano, em que também foi possível a consolidação da instituição e a formulação de medidas de confiança mútua entre os países da região.
Essas medidas incidem "diretamente nas estruturas militares e de defesa de nossos países" e contribuem "enormemente" para o processo de integração regional, ressaltou.
Comentários